Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cacau: matéria-prima do chocolate ajuda a combater doenças cardíacas

Cacau
Descubra os benefícios do fruto para a saúde e conheça outras curiosidades sobre a cultura do cacau no Brasil!

Natural da região do México e América Central, o cacau é um fruto reconhecido mundialmente por nos proporcionar um dos mais deliciosos alimentos que existem: o chocolate! 

O cacau é o fruto do cacaueiro. Após a colheita dos frutos, as sementes são submetidas a um processo fermentativo e oxidativo para desenvolverem o aroma. Segue-se a secagem, para diminuir o teor de água das sementes, que depois são processadas industrialmente.

Sementes de cacau

Quais são os benefícios do cacau para a saúde?

Esse fruto funciona muito bem como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando também a prevenir doenças cardiovasculares. Veja os principais benefícios do cacau para a saúde: 

  • Melhora o humor; 
  • Previne trombose; 
  • Ajuda a regular o colesterol; 
  • Previne anemia; 
  • Diminui os riscos de diabetes; 
  • Previne a demência; 
  • Regula o intestino; 
  • Ajuda a diminuir a inflamação; 
  • Ajuda no controle de peso; 
  • Reduz a pressão arterial.

Cacau

Depois do boom na década de 1930, lavouras na Bahia foram alvo da vassoura-de-bruxa

No Brasil, ele foi cultivado primeiramente na Amazônia, pelo rio Amazonas passou para o Pará e, pelo mar, chegou à Bahia, onde causou o chamado “boom” da época de 1930, até que a cultura sofreu o agroterrorismo. 

Um caso conhecido de sabotagem ao agronegócio brasileiro ocorreu na Bahia no final dos anos 80. A praga vassoura-de-bruxa foi introduzida de forma criminosa nas lavouras, levando ao colapso da cacauicultura na região. Somente após 20 anos a região voltou a exportar amêndoas de cacau. 

Reconstruindo a cultura e o valor do cacau

O período foi imensamente sofrido para os fazendeiros que viram suas plantações arruinadas pelo fungo. Uma dessas famílias é a de Juliana Aquino, que herdou uma fazenda no sul da Bahia que ficou abandonada por 15 anos. 

“Nós estávamos vendo um caminho de perda do bem, mas não queríamos deixa-lá se acabar, e em 2013 voltamos para a fazenda, onde assumi a administração junto ao meu marido e recomeçamos.”

“Nós a reerguemos agregando valor, produzindo cacau especial para chocolate ‘Bean to Bar’ — ou ‘Tree to Bar’ no nosso caso, já que vai ‘da árvore à barra’. Somos produtores do prime cacao Vale Topumuju e também do Chocolate Baianí”, conta Juliana.

Cultivo do cacau   Cacaueiro   Cacau

Comemoramos, em 26 de março, o Dia do Cacau, um fruto que se transforma através de um processo incrível e com resultados deliciosos que fazem do Brasil o 7º maior produtor do mundo, segundo o IBGE. 

Ô coisa boa no mundo é o tal do chocolate!

E que venha a Páscoa! 

Apoio: @feiraagrishowoficial 

Fonte: Tua Saúde, Forum do Cacau, IBGE. 

Fotos e vídeo: Juliana Aquino, Baianí

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Quer receber dicas para alavancar sua produção? Confira, no nosso material exclusivo, estratégias para pequenos e médios produtores aumentarem suas vendas!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar