Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Amendoim ajuda a prevenir doenças e melhora o humor

Amendoim ajuda a prevenir doenças e melhora o humor
Popular em todo o Brasil, alimento está presente em várias receitas da nossa culinária. Conheça as origens do amendoim e seus benefícios para a saúde

O amendoim é uma semente comestível originária de nossas terras da América do Sul, entre Brasil, Paraguai e Argentina. 

O nome vem do tupi “mandu’wi”, que significa “enterrado”. Como podemos ver nas imagens, o amendoim é uma planta que não passa de 50 cm de altura e as suas flores são pequenas e amareladas.

AmendoimDepois de fecundadas elas penetram na terra, onde acontece um fenômeno conhecido como geocarpia, onde a vagem se desenvolve subterraneamente, produzindo então o delicioso amendoim.

Quais são os benefícios do amendoim para a saúde? 

  • Protege contra doenças cardíacas; 
  • Ajuda na prevenção da aterosclerose; 
  • Combate a anemia; 
  • Previne o aparecimento da diabetes; 
  • Ajuda na perda de peso; 
  • Evita o envelhecimento precoce; 
  • Garante a saúde dos músculos;  
  • Melhora o humor. 

Semente tem diversos usos na culinária e na indústria 

O amendoim é um alimento popular em todas as regiões do Brasil, sendo ingrediente principal de muitas receitas tradicionais, como paçoca, pé-de-moleque, bolos e sorvetes. Seu uso ainda pode ser feito na fabricação de solventes e óleos, medicamentos, materiais têxteis e até na nutrição animalPlantação de amendoim

O alimento fez fama também nos Estados Unidos com a pasta de amendoim, consumida absurdamente por lá, e na China como complemento de muitos de seus tradicionais pratos. 

Quem nos apresenta hoje essa cultura tão rica é a engenheira de alimentos e também produtora Aline Rodrigues, da Estância Alto Alegre em Herculândia, São Paulo.  

“Na nossa fazenda trabalhávamos com pecuária, mas vi com os estudos a oportunidade na região de produzir o amendoim e foquei na faculdade, nos trabalhos, especialização e pós e busquei o aprendizado durante estes últimos 13 anos.” 

“Foi então que me envolvi por completo nos últimos 5 anos, quando iniciamos o plantio na propriedade. Eu chamei meu pai e disse ‘vamos tentar?’ e graças a Deus vem dando certo!” 

Pois é, Brasil, hoje ela entende desde o plantio até todo o procedimento de pós-colheita, cerealista, produto acabado, consumidor final e até exportação

Parabéns, Aline, pelo empenho no aprendizado, na sucessão, na coragem em diversificar e na realização final desse projeto no agro de forma tão completa! 

Avante!!!

Apoio: @feiraagrishowoficial  

Fonte: Grãos União, Tua Saúde, Agrosaúde 

Fotos e vídeos: @aline_rdgs e @rafael.galindo.568 

Andressa Biata é pecuarista, empresária rural e embaixadora digital da Agrishow. Publicitária de formação, trocou a vida na cidade pela diversidade do campo, compartilhando sua jornada nas redes sociais. Nos quadros “Pé de Quê?” e “Pecuária de Raça”, Andressa explora a origem e os potenciais da agropecuária nacional, valorizando a atuação de mulheres no impulsionamento do agronegócio no país. Instagram: @abiata

Quer aprender algumas técnicas para obter maior produtividade no campo? Clique em “Baixar” e faça o download do infográfico abaixo!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.