• Agrishow Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Culturas

Benefícios do controle biológico no cultivo de cana no Brasil

Diversos são os benefícios da utilização do controle biológico no cultivo de cana. Mas pode-se ressaltar basicamente que este método busca atingir somente o organismo alvo de controle.

No controle biológico, somente o alvo (a praga) é combatido, por isso o risco ambiental é mínimo, não deixando resíduos tóxicos em alimentos, água e solo”, salienta Harley Nonato de Oliveira, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Oliveira diz que com o uso do controle biológico há ausência de período de carência entre a liberação do inimigo natural e a colheita. Ele cita ainda que o controle biológico também é caracterizado por não provocar o surgimento de populações de pragas resistentes, além de não afetar outros métodos de controle, nem oferecer perigo a saúde humana.

No entanto, o pesquisador ressalta que o agricultor deve ter persistência e paciência no uso do controle biológico. “Devido a uma ação mais lenta e mesmo pelo fato de que muitos dos agentes de controle biológico terem tamanho diminuto, dificultando a visualização, o seu efeito muitas vezes pode não ser prontamente percebido pelo agricultor”, comenta.

Oliveira reforça ainda que esse método de controle requer maior cuidado, uma vez que a sua utilização deve estar associada a uma fase específica do inseto-praga. “Além disso, nem sempre pode ser utilizado em qualquer condição climática”, finaliza.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *