Uma solução para produtores agrícolas que precisam pulverizar grandes áreas ou culturas com grandes alturas, como o eucalipto, tem sido, tradicionalmente, o uso de aeronaves. No Brasil, a aviação agrícola é responsável por 25% de toda aplicação de insumos e defensivos, o correspondente a 70 milhões de hectares. Tradicionalmente em território nacional usa-se modelo monomotor.

Dentre as inovações disponíveis apresentadas durante a Agrishow, que acontece em Ribeirão Preto (SP), até 5 de maio, há modelos para pulverização agrícola, equipados com turbina com 867 SHP de potência, que aumenta a possibilidade de mais peso na decolagem, especialmente com pistas mais curtas, além de treinamento para mecânicos, operadores e interessados em manutenção. É possível ainda conhecer o Ipanema 203, da Embraer, já preparado para CAS (Certificação Aeroagrícola Sustentável).

E quem procura por soluções de aviação executiva para o agronegócio pode encontrar modelos como o turbo-hélice Grand Caravan EX, aeronaves a pistão T206H Turbo Stationair e Baron G58, além de um helicóptero Bell 407 GX, todos demonstrados pela TAM Aviação Executiva e com possibilidade de voos de demonstração.