* fotos reprodução:Diane Rodrigues Queiroz
O Indubrasil – que leva o nome de suas origens, a raça que nasceu no Brasil mestiça de outras importadas da Índia – é reconhecido por suas orelhas compridas, chifres convergentes e o cupim acima do dorso lombar. Desenvolve uma função importante na pecuária tropical, como raça pura, mas especialmente nos cruzamentos para produção de carne e de leite.
Um zebuíno rústico e que produz essencialmente a pasto, mas que responde com grande eficiência a um sistema de produção mais intensivo.
Tem como características principais: docilidade; rusticidade; longevidade; excelente ganho em peso a pasto ou em confinamento; precocidade de acabamento de carcaça; excelente habilidade materna; boa conversão alimentar; fertilidade; precocidade sexual e bom intervalo entre partos; cobertura muscular e rendimento de carcaça.
Excelente adaptação a todos os sistemas de manejo e em todas as regiões, prova disso é o trabalho desenvolvido pela Fazenda São Francisco, localizada no semiárido Sergipano – em Canindé do São Francisco – onde o criatório Indubrasil do General @indubrasildogeneral de Djenal Neto, seleciona há 50 anos a raça, e que vê sua continuidade através de sua 4ª geração, a fotógrafa e criadora Diane Rodrigues Queiroz @dianequeirozz .
“Indubrasil é uma raça que encanta os olhos de quem a conhece, é um gado muito respeitado e procurado pelo mercado tailandês e mexicano, meu pai já exportou sêmen algumas vezes, gostam de suas orelhas longas, da docilidade, o do temperamento. É um boi que nunca vai “dar carreira” em você, só vi meu pai “levar carreira” de vaca uma vez, quando foi ferrar um bezerro e ficou de costas pra mãe dele dentro do curral”, conta Diane.
O trabalho de melhoramento genético tem como objetivo a valorização de características da raça Indubrasil voltadas para a funcionalidade, ou seja, um gado extremamente rústico (selecionado no seminário de Sergipe), dócil, precoce, com as fêmeas de excelente habilidade materna e os machos de desenvolvimento rápido e uma carcaça tipo exportação.
A meta da seleção é fazer uma pecuária sustentável, atendendo às necessidades dos produtores mundiais de carne e de leite, através da utilização do Indubrasil nos cruzamentos.
Já pensou em adotar o sistema de agroflorestas na sua fazenda?
Confira todos os passos no material grátis e exclusivo que produzimos para você clicando abaixo em “Baixar”!