O aumento da produtividade aparece como a principal vantagem quando o produtor adota a automação agrícola. Indo além da produtividade, os sistemas de gestão agrícola automatizada chegam para modernizar, simplificar e otimizar a vida do produtor.
“Com o uso de tecnologias inovadoras e integradas o produtor pode gerar mais dados de produtividade agrícola, usufruindo de um mapeamento completo da sua área de plantio. Conseguindo, assim, analisar condições que podem ser prejudiciais ao futuro da safra”. É o que comenta Silvia Massruhá, chefe-geral e pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária.
Esses sistemas de gestão agrícola automatizada também possibilitam ter uma visão geral e detalhada da fazenda. Desta forma, conseguindo controlar as safras com maior previsibilidade, fazer comparativos quanto a rentabilidade e à gestão de insumos.
Gestão agrícola automatizada é confiável
Ao ser realizada de forma confiável, a coleta de dados dá suporte para análises avançadas que ajudam a entender o desempenho do negócio, a necessidades de clientes e as tendências do mercado. A coleta de dados indica o que realmente está acontecendo na propriedade, reduz as decisões empíricas e aumenta as decisões que têm maior respaldo em questões técnicas.
“Só se pode tomar decisões corretas com base em dados reais”, aponta o professor do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Roberto Arbex. Além disso, os sistemas de gestão agrícola automatizada provem informações para a confecção de relatórios financeiros da forma como solicitados pelos sistemas bancário e de crédito.
Para alcançar tantos resultados positivos, o responsável pela produção recebe em tempo real os dados que ajudam na tomada de decisão. Todos são obtidos por sensores instalados no campo (presentes em máquinas, drones, solos, plantas, animais etc.). “Toda a coleta via sensores reflete em diminuição de custos e aumento da produtividade, desde que feita de maneira correta”, completa o professor.
Como os dados são recebidos em computadores, tablets e smartphones por meio de conexão via internet, as atividades ficam mais acessíveis. Além de permitirem que a tomada de decisões estratégicas aconteça sem a necessidade de o gestor estar fisicamente na propriedade.
8 vantagens da gestão agrícola automatizada
Podemos indicar que a adoção de um sistema de gestão agrícola automatizada conduzirá o produtor a se beneficiar das seguintes vantagens:
1. Integração entre todas as áreas ligadas ao sistema de produção
2. Visão mais consolidada da atividade, garantida pela maior capacidade de coleta, armazenamento, estruturação e análise dos dados
3. Otimização no uso do capital
4. Melhor eficiência na gestão de pessoas e insumos
5. Maior respaldo, agilidade e eficiência na tomada de decisão, reduzindo-se a possibilidades de falhas
6. Redução de custos e aumento dos lucros
7. Aumento da capacidade competitiva no mercado
8. Maior capacidade no controle de pragas
*Este conteúdo é um publieditorial sob responsabilidade de SOLINFTEC.