Na atualidade, poucos setores têm sido tão impactados pela revolução trazida pela Inteligência Artificial (IA) quanto o agronegócio. A pulverização seletiva, por exemplo, vem sendo amplamente impactada pela IA, com benefícios em diversas vertentes.

A aplicação da Inteligência Artificial na pulverização seletiva das lavouras tem gerado uma economia significativa para as propriedades rurais, sobretudo no uso de defensivos agrícolas, chegando a uma expressiva redução no consumo de herbicidas.

Também contribui com o meio ambiente, através da redução da contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Confira neste artigo qual é a relação entre a pulverização seletiva e o uso da inteligência artificial, além de todas as possibilidades dessa inovação tecnológica que chega às lavouras.

 

Nova tecnologia de pulverização seletiva: cada vez mais onipresente no agro

Uma das maiores dificuldades do produtor agrícola brasileiro é o manejo das ervas daninhas. Elas são capazes de prejudicar as plantações, provocando perdas na hora da colheita. Para ajudar a resolver esse problema, a pulverização localizada, também chamada de pulverização seletiva, é uma grande aliada do produtor. 

Conceitualmente, a pulverização seletiva é o ato de pulverizar insumos agrícolas somente nos locais desejados. Isso pode ser feito basicamente de duas maneiras: 

  • Mapeamento prévio das plantas daninhas da área a ser aplicada, realizando um pós-processamento das imagens adquiridas e gerando um mapa de prescrição; ou
  • Por meio da utilização de sensores acoplados às barras dos pulverizadores. Estes sensores possuem a capacidade de identificar, em tempo real, a presença de plantas daninhas e no mesmo momento ativar os jatos de pulverização, sendo esse método muito mais rápido, já que não é necessário fazer um mapeamento prévio.

Dessa forma, a tecnologia de pulverização seletiva vem sendo usada nas mais variadas culturas, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, eucalipto, entre outras.

Essa é uma forma de fomentar a agricultura de precisão, utilizando a tecnologia de inteligência artificial como aliada dos produtores rurais.

 

A pulverização seletiva possui muitas aplicações

Com o auxílio de sensores e da inteligência artificial, a pulverização seletiva possui um leque de oportunidades capazes de reduzir os desperdícios, o custo com insumos e a otimização de recursos.

Essa tecnologia se aplica às seguintes etapas:

Dessecação de pré-plantio: A pulverização é realizada com aplicações localizadas, acionando o jato de pulverização em quaisquer tipos de plantas, não aplicando produto em solo descoberto ou sobre a palhada.

Aplicação em pós-emergência da cultura: Através do uso de sensores que tenham a capacidade de diferenciar as plantas cultivadas das plantas invasoras, a pulverização é realizada somente em plantas daninhas, já que não se deseja que um herbicida atinja a cultura cultivada.

Aplicações de pré-colheita: também são frequentemente utilizadas, a fim de homogeneizar as áreas antes da colheita. 

Nesse caso, as plantas que já foram desfolhadas naturalmente ou que já estão em processo de senescência não recebem dose de produto, ou então recebem uma dose menor (taxa mínima), e as plantas que ainda estão com as folhas bastante esverdeadas recebem dose cheia de produto.

Aplicações em pós-colheita: utilizadas para controlar as plantas daninhas depois das plantas cultivadas terem sido colhidas, evitando um crescimento do banco de sementes de plantas daninhas durante o período da entressafra.

E é para apresentar sua moderna solução em pulverização seletiva, equipada com uma avançada tecnologia de inteligência artificial, que a SaveFarm participará da Agrishow 2024 como expositora. 

No evento, os visitantes poderão conhecer essa tecnologia, assim como todos seus benefícios na etapa de pulverização da lavoura. Vale a pena programar uma visita!

Mas, antes do evento, vale conferir detalhes dessa inovação, apresentados a seguir.

 

SaveFarm: Economia e performance para a agricultura de precisão

Líder em pulverização seletiva no Brasil, o SaveFarm possui uma avançada tecnologia de inteligência artificial, sensores e câmeras de alta resolução, que dão ao agricultor a capacidade de reduzir significativamente custos com defensivos em até 95%. 

Essa é uma tecnologia que está ajudando produtores a economizar e a obter melhor performance nas aplicações de defensivos.

Com o SaveFarm, além dos ganhos com economia de tempo, logística de insumos, redução no descarte de embalagens, consumo de água e queima de combustível, é possível realizar aplicações com precisão, contribuindo com o meio ambiente, através da redução no uso de defensivos.

 

Nova solução detalha a rastreabilidade da operação do sistema de pulverização seletiva

Além do SaveFarm, a Eirene Solutions também está lançando o SaveCloud. Essa é uma plataforma desenvolvida pela empresa que traz detalhadamente a rastreabilidade da operação do sistema. 

Através do SaveCloud a decisão baseada em dados se torna muito mais fácil. Com conexão 3G/4G e Wifi, para o caso de fazendas que não dispõem de conexão à rede de telefonia, o sistema sincroniza os dados no retorno da máquina para a sede.

As principais vantagens de dispor da plataforma SaveCloud junto ao seu pulverizador com SaveFarm é saber exatamente onde, quando e quanto o equipamento está aplicando e gerando economia para a fazenda.

Também é uma forma de gerar mapas e relatórios que auxiliam no entendimento da dispersão das plantas daninhas nas áreas e das melhores estratégias de controle das mesmas.

Além disso, o SaveFarm possui uma nova inteligência artificial para identificação de morfologia com capacidade de detectar e classificar diferentes espécies de plantas, possibilitando uma pulverização de altíssima precisão.

 

Saiba mais sobre a Eirene Solutions, desenvolvedora do SaveFarm

Fundada em 2010, a Eirene Solutions, desenvolvedora do SaveFarm, é uma empresa dedicada a desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio. 

Associando a tecnologia com a agricultura, a Eirene Solutions busca otimizar o uso de insumos na produção agrícola e maximizar os lucros dos produtores rurais. 

Com sede no Parque Tecnológico da PUCRS, em Porto Alegre, a empresa é a fusão do que há de mais inovador em tecnologia para agricultura no Brasil com a experiência colhida no dia a dia do agronegócio.

Acesse o site da SaveFarm para saber mais sobre a solução em pulverização seletiva baseada em inteligência artificial.

Logo verde e Cinza.png