Hoje já não existe mais separação entre os mundos físico e virtual, conectados para facilitar a vida das pessoas. Por trás dessa ideia está o conceito de Agricultura 4.0, também chamada de agricultura digital, uma clara referência à Indústria 4.0 , inovação que teve início nas montadoras de carros a agora conquista fábricas de diversos segmentos devido à completa automatização proporcionada aos processos produtivos.
Rezando a mesma cartilha, a Agricultura 4.0 será capaz de conectar informações e dados de modo a maximizar os benefícios de todas as outras tecnologias já existentes e que as estão por vir. De acordo com Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, com a possibilidade da força de trabalho humana não ser capaz de gerenciar essa quantidade de dados, serão necessários algoritmos cada vez mais aprimorados por meio de técnicas de inteligência computacional e computação cognitiva para auxiliar no processo de análise.
“Tem-se a agricultura conectada permitindo que de casa, ou da sede da fazenda, produtores possam acompanhar remotamente o desempenho de suas máquinas nas lavouras por telemetria”, exemplifica a especialista. Além disso, essa grande tendência do agronegócio vai permitir que o agricultor customize a aplicação de recursos, sejam eles financeiros e/ou agronômicos para cada talhão, em vez de hectare, o que lhe dará maior controle de custos e de eficiência sobre sua atividade.
Atuar dessa maneira será necessário, pois 95% do aumento da produção mundial de alimentos daqui em diante terá de vir de ganhos de produtividade e tecnologias que auxiliem o agricultor a fazer mais com menos, de modo mais eficiente, rápido e com menos custos serão cada vez mais necessárias.
Em números
A pesquisa TIC Domicílios 2015 divulgada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), por meio do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), apontou avanço no uso dos telefones celulares para acessar a internet tanto no meio rural quanto no meio urbano.
De acordo com a pesquisa, em 2015, a proporção de indivíduos que possuem telefone celular na região urbana é de 86% e na rural é de 71%. Desses, 90% já acessaram a internet na região urbana e 85% na região rural. No contexto rural, a agricultura familiar é parte importante da produção nacional de alimentos. Esse setor reúne cerca de 5,2 milhões de estabelecimentos rurais, configurando 88% dos estabelecimentos rurais do País, 24% da área agrícola e 74% da mão de obra no campo (12 milhões de pessoas).