A agricultura é uma atividade que envolve alto risco e incerteza, especialmente relacionados a condições climáticas. Uma gestão adequada dos riscos agrícolas pode garantir a estabilidade da renda do produtor rural e sua própria permanência na atividade.

Nesse contexto, um dos mecanismos mais importantes de proteção da renda do produtor rural é, sem dúvida, o seguro agrícola. O seguro é um instrumento eficaz para a transferência do risco da agricultura para outros agentes e setores.

O diretor executivo de produtos pessoa jurídica da Tokio Marine seguradora, Felipe Smith, ressalta que o seguro agrícola é subvencionado, sendo parte do prêmio paga pelo governo. Desta forma, as coberturas, clausulados e condições gerais são bastante similares em todo o mercado, até para facilitar a contratação e entendimento por parte dos produtores.

“Este é um ramo extremamente especializado e o produtor deve ficar atento especialmente ao conhecimento e à atuação da seguradora na área“, diz Smith. A Tokio Marine, por exemplo, possui equipes qualificadas que facilitam e agilizam a contratação das apólices. Em 2015, foi criado o Departamento de Produtos Rurais com o objetivo de ampliarmos nossa atuação no setor com seguros agrícolas, florestais e pecuários, entre outros, além de criar produtos específicos para que os produtores mantenham suas atividades mesmo quando tenham que enfrentar eventos como longas estiagens ou excesso de chuvas.