Prêmio Agrishow de Startups
O anúncio do Prêmio Agrishow de Startups aconteceu nesta quinta (04), durante a feira. A Cromai, vencedora da 2ª edição do prêmio, é uma a agtech faz a identificação e classificação de ervas daninhas, por meio de inteligência artificial. O sistema mapeia a localização e o tipo de plantas invasoras. Assim, o produtor rural pode melhorar a gestão das soluções e das aplicações de produtos necessários para resolver o problema.
De acordo com Henrique Del Pappa – sócio diretor da Cromai – vencer a premiação é uma sensação única, especialmente por estar na Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. “Foi a coroação de um trabalho em equipe”, pontuou.
A premiação teve como segundo colocado a Doroth, que elaborou testes rápidos para identificação de biológicos, em nível de DNA, a fim de facilitar a identificação e monitoramento de doenças foleares e a presença de ervas daninhas nas lavouras. Atualmente a startup já monitora mais de 240 mil hectares.
Já o terceiro colocado foi a Krilltech, que desenvolveu a arbolina, uma nanopartícula que atua nas reações químicas das plantas e vegetais, funcionando como catalisadora das funções digitais, corrigindo rotas específicas das plantas, de acordo com suas necessidades. A inovação foi criada com o apoio da Universidade de Brasília e Embrapa.
Encontro da Comunidade Futerecom Agro
A quinta-feira também ficou marcada pelo encontro presencial da Comunidade Futurecom Agro! Com um espaço especial no evento, a comunidade realizou um encontro e aproveitou o espaço para muito networking.
A Coordenadora de Comunidades da Informa Markets, empresa organizadora da Feira Agrishow explicou a importância do encontro. “É um momento presencial para encontrar as pessoas que a gente conversa no dia a dia”, e reforçou, “no presencial o legal dessas dinâmicas de networking é justamente a gente conseguir ver as similaridades, não é? Então, entender o que a gente tem em comum, potenciais negócios que as diferentes empresas podem fazer, então hoje é um evento relacional”.
Ela também contou que os visitantes estão muito felizes vendo as novidades e tecnologias que a feira oferece, e, também vê no espaço uma oportunidade de divulgar a feira Futurecom e conectar os visitantes. O evento acontece entre os dias 3 a 5 de outubro deste ano.
Juliana Chime, gerente de marketing na Arable explica que ficou animada com o encontro e em poder participar da comunidade. “Eu acabei de participar aqui na Agrishow do espaço Futurecom. Foi um encontro muito bacana, de diversos elos ligados ao agronegócio, tantos produtores, empresas de conectividade e startups e hubs de inovação”.
Ela também compartilhou que obteve trocas interessantes e uma ótimas abertura para entender outros pontos de vista, principalmente no que diz respeito aos desafios de conectividade. “Então, já fiz alguns contatos, fiquei bastante animada aí também para o evento de outubro”, pontuou.
Tecnologia para pequenas propriedades é destaque na agrishow 2023
A tecnologia que facilita a vida do produtor de pequenas propriedades tem espaço dentro da Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação e as expectativas das empresas são bastante positivas para esta edição da feira. Cortadores de grama, geradores, roçadeiras, sopradores, motosserras, lavadoras de alta pressão e ferramentas multifuncionais são alguns dos equipamentos oferecidos pelas expositoras com foco na agricultura familiar, construção civil, floresta e jardim.
“Estivemos na edição de 2019 e voltamos este ano com boas expectativas. A movimentação tem sido boa nos primeiros dias de feira e estamos com foco no fechamento de negócios nestes dois últimos dias”, afirma Patrícia Rollwagen, coordenadora de Marketing na Toyama do Brasil.
Além das vendas e prospecção de novos clientes, a participação na feira é vista pelas empresas como uma oportunidade de troca. “Nosso propósito se fortalece em momentos de troca com nossos clientes e parceiros, absorvemos as constantes demandas e seguimos com o foco em evoluirmos os resultados”, diz o diretor de Marketing da Stihl, Rafael Zanoni.
Fluxo de visitantes dentro das expectativas e atenção especial ao fechamento de negócios na reta final. Para Veridiana Maia, da equipe de Marketing da Husqvarna, a presença da empresa reforça o espaço e a importância que o pequeno agricultor tem na programação da feira. “O produtor que pratica a agricultura familiar ou de subsistência entende as vantagens de lançar mão de tecnologias variadas nos equipamentos que utiliza na sua propriedade. São equipamentos que permitem sair do trabalho manual e evoluir, alcançando maior produtividade e resultados”, afirmou.
Secretaria de Agricultura no Agrishow Pra Elas
Mais um dia de sucesso do espaço dedicado às mulheres contou com a participação de Adriana Verdi, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. Ela contou mais sobre o Pavilhão de Artesanais, e explicou sobre os desafios de sustentabilidade, a proposta de agenda para cumprir com as metas e objetivos da agenda da ONU, além dos projetos que a secretaria está realizando para promover a economia e impulsionar a produção rural.
A 28ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – que acontece entre os dias 01 e 05 de maio, acontece em Ribeirão Preto, São Paulo, e, conta com mais de 800 expositores nacionais e internacionais. Não fique de fora!