Produtores de leite que buscam mais precisão, qualidade, controle e conveniência podem obter informações em tempo real sobre o status reprodutivo, de saúde, nutricional, estresse térmico e bem-estar das vacas, permitindo a tomada de decisões mais assertivas, via sensores em formato de brinco e os colares, que dão informações sobre os diferentes tipos de lotes do rebanho, abrangendo vacas e novilhas. A plataforma que reúne esses dados é a SenseHub.

“É possível avaliar o comportamento do animal monitorando atividade, ruminação e movimentos respiratórios. Com isso, o produtor terá informações sobre estro, nutrição e saúde das vacas, que tornam sua tomada de decisão muito mais acertada”, destaca o gerente técnico de leite da Alta, Tiago Moraes Ferreira.

Para o gerente de monitoramento Allflex para América Latina, Luciano Lobo, agir de forma preventiva ao identificar uma vaca nos alertas de saúde do sistema. Assim, essas vacas que aparecem nos relatórios de saúde podem ser inspecionadas, pontualmente, para definição do diagnóstico e tratamento. Essa abordagem proativa contribui para uma recuperação mais rápida dos animais, com menor risco de afetar a produção de leite. O monitoramento otimiza a produtividade e o bem-estar dos animais para que o negócio seja mais sustentável e lucrativo.