Tomando o café colombiano como exemplo; ele apresenta grande qualidade, conquistando grandes mercados como os Estados Unidos, sendo também referência de qualidade na Europa nos últimos anos.

Porém, o café brasileiro não perde em nada para o café colombiano quando o assunto é a qualidade. Entretanto, os colombianos investem pesadamente em marketing, que faz parte da cultura nacional. Por isso, são muito bem reconhecidos.

Em razão disso, devemos aprender e observar o que deu certo com nossos vizinhos e achar nosso meio de vender o café brasileiro. Afinal, “em muitas áreas de produção, estamos produzindo café de alta qualidade”, diz com o docente do curso de Agronomia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Anatoli Lebedenco, falta-nos mostrar nosso sistema ao mundo.

Investimentos em torrefação e moagem são fundamentais

Há uma pergunta que todo produtor de café deve se fazer se quiser melhorar: “Por que só vender matéria prima (café) se posso também vender valor agregado, como o café já moído? ”.

O Brasil é especialista em vender o café verde, ou seja, que é comercializado sem quase nenhum beneficiamento. Porém, lá fora, o nosso café será torrado e moído, ou seja, terá seu valor agregado realizado.

Por isso é importante que exista o beneficiamento do café ainda no Brasil, já que além de adicionar valor monetário à produção de café, essa estratégia gera emprego e eleva a renda de seus atores, melhorando o produto internamente.

Para agregar valor à produção do café, os investimentos em equipamentos são imprescindíveis. Lebedenco explica que o consumidor está se tornando mais exigente em relação à qualidade do produto, por isso ele tem buscado adquirir café onde os critérios de manejo da cultura e dos grãos e sua classificação têm sido mais rígidos.

Tais observações, apontam o crescimento da procura e o consumo de café torrado e moído de alta qualidade em relação a outros sistemas. Daí a importância de equipamentos de torrefação e aqueles destinados à moagem do café.