Gestão

Como agregar valor à sua produção de café?

O café a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo somente para a água. E os números da produção de café mundial provam isso. A produção mundial de café na safra 2017/2018 deve atingir o montante de 160 milhões de sacas de 60 quilos, segundo estimativas da OIC (Organização Internacional do Café). Neste sentido, o Brasil é responsável por 51 milhões deste volume, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

De acordo com o docente do curso de Agronomia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Anatoli Lebedenco, as cooperativas irão estimular, orientar e financiar a cultura do café entre pequenos e médios produtores. Além disso, as cooperativas podem receber lotes de café dos produtores cooperados, que passarão por análises sensoriais feitas por especialistas, que garantirão a qualidade e características do café, certificando-o.

Vale lembrar que as performances sensoriais (fragrância, aroma, doçura, sabor, acidez, corpo e harmonia) de determinado lote de café, dependem das condições climáticas onde o café foi colhido, das operações da colheita e armazenagem, tempo de armazenagem e da torração e moagem”, explica o professor.

Fatores que agregam valor à produção de café

Vários são os fatores responsáveis por agregar valor à produção de café. Eles estão ligados aos mais modernos sistemas de produção, certificações de qualidade e até marketing relacionado ao café.

Lebedenco ressalta que investimentos e cuidados com o manejo da cultura, na colheita e pós-colheita, além da responsabilidade em certificações na qualidade do produto, são fundamentais para agregar valor à produção de café. Neste sentido, a qualidade do grão é um item primordial, já que quanto melhor for o café, maior valor agregado ele terá, favorecendo todos os agentes do agronegócio cafeeiro.

A certificação também pode ser uma ótima saída para agregar valor ao café, sendo essa a melhor forma de provar a qualidade e garantir melhor remuneração e sobrevivência econômica ao produtor.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *