Provavelmente, se você está diariamente envolvido ou acompanhando aplicações, você já deve ter visto algum pulverizador na mesma situação que este das imagens acima. É comum isso acontecer, mas não é o ideal, já que este produto que se acumulou no final da seção, nas peneiras ou filtros deveriam ter sido aplicados, ou seja, esse resíduo é seu dinheiro sendo desperdiçado.

Além disso, este resíduo pode ser prejudicial para posteriores aplicações, podendo acarretar fitotoxidade, prejudicando a produção em escalas consideráveis, dependendo do produto que formou o resíduo. Já acompanhei uma lavoura de soja que por conta de resíduo de um herbicida não sistêmico foi altamente prejudicada, sendo que em alguns pés os danos foram irreversíveis, como é possível ver na imagem abaixo.

limpeza do sistema do pulverizador soja.jpg

A ideia hoje não é falarmos das possíveis causas, ou das ações que causam este acumulo de resíduo, mas sim falarmos da solução, de como podemos apagar este incêndio que está causando ou que pode causar futuros problemas. Para isso uma boa limpeza do sistema por completo do pulverizador se faz necessário. O pulverizado possui alguns pontos principais para limpeza, que são: tanque, filtros principais, filtros secundários, filtros de linha, filtros do bico (peneiras), o próprio bico, final de seção, corpo de bico. Isso pode variar de pulverizador para pulverizador, já que cada equipamento possui suas particularidades, porém todos devem ser verificados com periodicidade para que o pulverizador esteja sempre em boas condições.

A limpeza pode ser feita com produtos próprios para isso, produtos que ajudarão a remover estes resíduos dos componentes, já que apenas com água é mais difícil. Existem vários produtos no mercado. É importante se atentar para utilizar agentes limpantes que não causam danos ao sistema. Além de utilizar estes agentes limpantes e seguir as indicações do fabricante em relação ao tempo de ação, métodos etc., é importante remover todos os componentes, como: filtros de linha, principais, secundários e bicos do pulverizador e realizar a limpeza.

Na imagem abaixo podemos ver o antes e o depois da limpeza dos filtros principais de um pulverizador e à direita, os resíduos que se soltaram dos bicos após a imersão dos mesmos em um agente limpante. Todos os resíduos acumulados foram removidos com o agente e também com água em pressão. É necessário tomar cuidado com o uso de vap ou pressões para que não ocorra danos aos componentes.

antes e depois_limpeza dos filtros.jpg

Além da limpeza destes componentes, há outros dois processos que considero altamente importantes, que são: a limpeza dos finais de seção e a limpeza dos corpos de bico. No final de seção, a circulação de produtos é muito limitada, por isso é um ponto onde normalmente ocorre um acumulo de resíduos. Para a limpeza é importante que a porca (isso de acordo com cada pulverizador) seja removida uma a uma e, juntamente à remoção, ligar o sistema do pulverizador permitindo que naquele ponta haja um alto fluxo de água (aliada ao agente limpante), para que qualquer resíduo visível, ou não, no final da seção seja excretado. De maneira, análoga é importante fazer o mesmo processo nos corpos do bico, já que ali também pode haver um acúmulo de resíduos.

limpeza filtros pulverizacao.jpg

Além dos processos citados é importante verificar a condição interna do tanque, verificar se há acúmulos de resíduos nas laterais ou no fundo. Porém normalmente o agente limpante por si só, seguindo as indicações do fabricante, costuma excretar todos os resíduos, mas de qualquer forma eu considero importante bater uma água com pressão no tanque por completo. Estes processos considero fundamentais, entretanto cada caso possui suas particularidades e por isso é necessário sempre ficar atento a cada pulverizador, cada manejo, cada produto utilizado. Espero ter agregado de alguma forma no seu trabalho. Não se esqueça de utilizar EPI’s quando estiver mexendo em pulverizadores. Abraço!

epi_pulverização.jpeg

Andrei Oláh de Almeida Lima, 29 anos, Especialista em Tecnologia de Aplicação, Estudante de Agronomia, Empresário e Criador de Conteúdo no perfil @agrooficial no InstagramYouTube e TikTokcom mais de 500 mil seguidores, focado na criação de conteúdo em Tecnologia e Mecanização Agrícola. 

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.