Produtores agrícolas já podem ter em tempo real um mapeamento das condições meteorológicas, de temperatura, velocidade dos ventos e umidade relativa do ar de um determinado talhão ou gleba da plantação. Isso é possível graças a uma estação meteorológica que possui sensores integrados de alta performance para a coleta de dados de precipitação, além de sensores virtuais que determinam a velocidade do vento, assim como a radiação global.
Todos os dados são enviados para uma plataforma e podem ser consultados a qualquer hora por meio de um dispositivo móvel, independentemente da qualidade do sinal de celular. Essa comunicação tem baixo consumo de energia e alcance do sinal de até 10 quilômetros.
A proposta dessa solução é que o produtor não perca uma janela oportuna para pulverização de defensivo, por exemplo. Essa tecnologia patenteada pela Metos Brasil depende que na fazenda sejam instaladas estações, todas com o suprimento de energia garantido por uma placa solar de fábrica que trabalha com o mínimo de luz solar disponível.