Redução de custos, aumento de rendimento de empresas agrícolas e florestais, impulsionamento sustentável da produtividade, de coleta de dados no campo e transformação deles em informações para otimização de processos são algumas das vantagens de soluções digitais desenvolvidas para produtores agrícolas que buscam deixar suas fazendas mais inteligentes.

Uma das maneiras de fazer isso é investir em ferramentas como o AgroOn Cultivation e o AgroOn Harvesting, ambos da Hexagon. O primeiro deles, realiza o monitoramento de dados de cultivo em tempo real, o que oferece uma visão completa de tudo o que acontece no campo. Já o segundo produto realiza a gestão de operações de colheita, transporte e logística, o que possibilita que empresas florestais e agrícolas otimizem a alocação de recursos usados.

Segundo o presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, Bernardo de Castro, as grandes operações agrícolas enfrentam muitos desafios, porém nenhum deles é tão representativo quanto o de gestão de recursos. “Em operações cada vez maiores e mais complexas, as oportunidades de ganhos por meio da digitalização, automação e otimização de processos são enormes”, afirma.