Pode soar absurdo encanar água para o consumo dos animais, especialmente onde o recurso hídrico já está disponível, mas ao decorrer do tempo percebe-se que por um lado o gado degradava a beira de um córrego, por exemplo, bebendo água suja, e que por outro a água encanada e de boa qualidade é fundamental para a nutrição e o ganho de peso do rebanho.

O pecuarista Ayrton Galato no norte do Mato Grosso investiu em água encanada para seu rebanho de 1.600 animais, para aumentar a produtividade e intensificar até 60% da área útil de pastagem da sua fazenda. A medida foi sugerida por consultores privados. O valor da implantação desse sistema em uma área abundante em recursos hídricos pode custar aproximadamente R$ 300 mil.

Ao longo de três anos o sistema aumentou em 19% o ganho médio de peso diário do rebanho, pagando o investimento em reservatório e sistema de distribuição já nos primeiros 12 meses. Vale lembrar que encanar a água que vai matar a sede do gado não se restringe apenas ao resultado do investimento, mas alia o ganho financeiro aos esforços para aumentar a sustentabilidade da atividade na região, inserida dentro do bioma amazônico.

Com informações da Globo Rural