No mundo corporativo, as indústrias costumam ter seus próprios desafios e motivações, entretanto, a busca pela produtividade é comum para todas elas, na qual melhorar continuamente a capacidade produtiva é essencial para o sucesso competitivo de qualquer segmento.

Para abastecer indústrias altamente regulamentadas, como aquelas ligadas ao agronegócio, a necessidade de rastreabilidade está impulsionando a digitalização de muitos fabricantes, exigindo deles o estabelecimento de novos padrões tecnológicos.

Todo esse processo resulta nas fábricas inteligentes. Elas trabalham para integrar máquinas, pessoas e Big Data em um único ecossistema conectado digitalmente. Com isso, é possível analisar dados e também aprender com a experiência.

 

Como funciona uma fábrica inteligente?

Por definição, o termo fábrica inteligente surgiu na indústria 4.0 para classificar as indústrias que conseguem mapear, classificar e utilizar os dados gerados pelo sistema de produção, de forma automatizada e otimizada.

O maior objetivo desse modelo é o de coletar, armazenar e analisar um grande volume de dados (big data), para encontrar caminhos que permitam maximizar a produtividade e também otimizar o tempo de produção.

Consequentemente, os benefícios da fábrica inteligente podem ser resumidos em: 

  1. Automação: um dos principais objetivos da fábrica inteligente é a automação de processos, o que possibilita um nível elevado de produtividade.
  2. Redução de custos: em seu estado pleno, a automação permite uma menor incidência de erros, decorrente de uma análise profunda dos dados. Proporciona também uma atuação preditiva, que evita falhas e mantém a fábrica sempre operacional.
  3. Otimização constante: Além da diminuição de falhas há também a possibilidade de identificar novas oportunidades de crescimento, o que torna a era 4.0 a mais promissora até o presente momento.

 

Principais tecnologias que tornam uma fábrica inteligente

As tecnologias que ajudam a tornar uma fábrica inteligente são extremamente ágeis, com uma infinidade de soluções que ajudam a obter os benefícios anteriormente apresentados. 

Entre as tecnologias que tornam uma fábrica mais inteligente, se destacam:

  • Inteligência artificial

Os sistemas operacionais que usam a IA têm velocidade, potência e flexibilidade não só para reunir e analisar conjuntos de dados díspares, mas também para fornecer insights e recomendações de resposta em tempo real. 

  • Machine Learning

Dá a indústria a capacidade de manutenção preditiva avançada, já que o monitoramento e a análise dos processos de produção permitem enviar alertas antes da ocorrência de falhas no sistema. 

  • Big Data

Todo o conjunto de dados permite a execução de análises preditivas e avançadas na fábrica inteligente. A transformação digital nas cadeias de suprimentos e fábricas inteligentes viabilizou um enorme potencial para as empresas otimizarem e inovarem com o uso dos insights de Big Data.  

  • IIoT (Internet das Coisas Industrial)

Em uma fábrica inteligente, os dispositivos e máquinas equipados com identificadores exclusivos e capacidade de enviar e receber dados digitais compõem uma rede de IIoT. 

Basicamente, com essa tecnologia há o envio de dados de relatórios do dispositivo sobre seu status e atividade, permitindo um maior controle e automatização das ações e workflows do equipamento.  

  • Gêmeos digitais

Essa tecnologia é uma réplica exata e virtual de uma máquina ou sistema que permite o máximo de inovação e criatividade com o mínimo de risco operacional. 

Ele pode ser levado ao limite, reconfigurado de várias maneiras virtuais, tudo sem correr risco ou desperdício de recursos no mundo físico.  

  • Impressão aditiva

Também conhecida como impressão 3D, essa tecnologia permite que fábricas inteligentes usem automação inteligente para produção on demand. Esse processo é de grande importância em tempos de disrupção da cadeia de suprimentos inesperada ou de demanda repentina por um produto. 

  • Blockchain

Nas fábricas inteligentes, o blockchain é especialmente útil para gerenciar o acesso a máquinas e ativos conectados em toda a empresa – preservando a segurança do sistema e a precisão dos registros mantidos por esses dispositivos.  

 

Fábricas inteligentes e suas possibilidades para o agronegócio

Como você viu, muitas são as soluções em hardware e software que tornam uma fábrica mais inteligente. 

O mais interessante é que todas essas soluções tecnológicas estão sendo aplicadas aos fabricantes de soluções para o segmento agrícola, como fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, sensores, drones e demais dispositivos que levam inovação ao campo.

E é com esse foco que a divisão Manufacturing Intelligence da Hexagon, ajuda seus clientes ligados ao setor a colocarem os dados para trabalhar e melhorar a produtividade e a eficiência, incorporando, ao mesmo tempo, a qualidade em todo o ciclo de vida do produto.

 A tecnologia de inteligência de fabricação da Hexagon permite que os fabricantes acessem, analisem e usem ativamente dados de todas as principais etapas do processo de fabricação. 

Tudo isso é possível por meio de um portfólio incomparável de tecnologias de fabricação digital, abrangendo:

  • Soluções CAE para design e engenharia;
  • CAD CAM e software complementar para aplicações de produção; 
  • Hardware de metrologia e soluções de software; 
  • Gerenciamento de dados e ferramentas de análise.

Além disso tudo, a Hexagon capacita os usuários de tecnologia em todo o processo com informações profundas e úteis sobre a qualidade do produto, garantindo que a qualidade impulsione a produtividade.

 Juntas, as soluções de software de inteligência de fabricação criam um fio digital ao longo do processo de fabricação, permitindo que toda a organização adote uma abordagem holística e trabalhe em conjunto com velocidade e confiança para alcançar os resultados desejados. 

As soluções de hardware da Hexagon usam metrologia para trazer atributos físicos do mundo real para o fio digital, a fim de melhorar a precisão das operações. 

O fio digital une um ecossistema conectado para a fabricação e, com a adição de conhecimento especializado e inteligência de domínio, permite o aprendizado e o aprimoramento contínuos.

Dessa forma, fabricantes de peças e máquinas agrícolas encontrarão na Agrishow 2024 os produtos da Hexagon exclusivos para o segmento. A empresa é consolidada no mercado e tem soluções flexíveis em seu portfólio, prontas para se conectarem com equipamentos de outros fornecedores.

 

Saiba mais sobre a Hexagon

A Hexagon é líder global em soluções de realidade digital, combinando tecnologias de sensor, de software e autônomas. Estamos colocando os dados para trabalhar para aumentar a eficiência, a produtividade, a qualidade e a segurança nos setores industrial, de fabricação, de infraestrutura, no setor público e em aplicativos de mobilidade. 

 Nossas tecnologias estão moldando a produção e ecossistemas relacionados às pessoas para que se tornem cada vez mais conectados e autônomos, garantindo um futuro escalável e sustentável.

 A divisão de inteligência de fabricação da Hexagon oferece soluções que usam dados de design e de engenharia, de produção e de metrologia para tornar a fabricação mais inteligente. Para obter mais informações, visite hexagonmi.com.

 Hexagon (Nasdaq Stockholm: HEXA B) tem aproximadamente 24.500 funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 5,4 bilhões de euros. 

Saiba mais em  hexagon.com e siga-nos em @HexagonAB.

Low_Resolution-Hexagon_Signage_Standard_PMS_Logo.jpg