Os avanços tecnológicos ligados à agricultura de precisão vêm transformando muitas produções agrícolas. Elas vêm garantindo melhores resultados, além de maior retorno econômico e sustentável. Essa inovação faz parte da transformação digital do agro e tem os sensores como grandes representantes.

Cada vez mais comuns na agricultura, os sensores são implementos tecnológicos capazes de avaliar com maior precisão situações que ajudam a entender como determinada operação vem sendo conduzida.

Por isso, além de conhecer a relevância da agricultura de precisão, é fundamental entender a importância e aplicações dos sensores nas diversas operações do agronegócio.

 

O que é agricultura de precisão?

Por definição, a agricultura de precisão (AP) é um conjunto de inovações que consiste na aplicação das mais modernas tecnologias no campo. Considerando isso, essa é a forma mais moderna de manejar a lavoura.

A AP parte do princípio de que cada talhão ou área de uma lavoura possui diferentes necessidades. Para conhecer essas necessidades, são obtidos dados que ajudam a explorar e estudar cada talhão/área de uma forma única, visando um retorno sustentável e econômico muito mais eficiente.

Com esse tipo de sistema, o produtor consegue controlar cada pedaço da sua produção de maneira mais eficiente. Isso porque são usados sensores que coletam e analisam as informações do campo, e a partir disso, ajudam na tomada de decisões relacionadas à plantação.

Diante disso tudo, pode-se dizer que a agricultura de precisão, e seus sensores, são um dos destaques da transformação digital do agronegócio.

 

Sensores: essenciais para a aplicação da agricultura de precisão

Como já destacado, os sensores agrícolas são tecnologias de Agricultura de Precisão que permitem ao gestor agrícola obter informações sobre a cultura e o ambiente de cultivo, sem que haja a presença física do produtor.

Quando aplicados no campo, esses dispositivos conseguem simplificar a coleta de dados da área, assim como o monitoramento de funções específicas ligadas à agricultura, como balanço hídrico, presença de pragas na plantação, fluxo de grãos, índices de vegetação e muitas outras variáveis.

Há também sensores que podem ser aplicados para verificar a qualidade do solo, assim como as condições climáticas, no caso das estações meteorológicas.

De forma geral, estes dispositivos constituem uma maneira ágil e eficiente de controlar e gerenciar fatores que podem exercer interferência nas operações agrícolas em uma propriedade agrícola.

Em conjunto com outras tecnologias, tais sensores vão garantir o aumento da produtividade, otimizar o uso de recursos de insumos, além de evitar desperdícios, resultando em ganhos expressivos de rentabilidade.

E, dentre as empresas com maior qualidade na oferta de sensores para o ambiente agrícola, a Dynapar se destaca, oferecendo soluções em sensores para a agricultura usadas em diversas necessidades.

E é para apresentar muitas dessas soluções que a Dynapar marcará presença na Agrishow 2024 como expositora.

 

Dynapar: durabilidade, performance e precisão para a agricultura

AGBR.png      ft-210_singleLeft2.jpg

                                 FT-210                                                                     FT-210

CAP-300-Deutch_Angled_3a.jpg             Design sem nome (41).png

                                CAP-300                                                                   SSBR

 

Presente na Agrishow mais uma vez com suas soluções, a Dynapar preza pela durabilidade, performance e precisão de seus sensores agrícolas voltados para as operações que priorizam a agricultura de precisão.

A empresa tem ciência de que o mercado Agro necessita, cada vez mais, da automatização de seus processos de plantio e colheita para aumentar eficiência e reduzir custos. Por isso, está constantemente desenvolvendo soluções de sensores que possam auxiliar o mercado para esses objetivos.

Focada nesse objetivo, a Dynapar é líder na fabricação e fornecimento de sensores de velocidade (encoder) para controle de taxa variável, com soluções para diversos segmentos do agro, como:

  • Precisão no controle de taxa variável:
  • Precisão na contagem de sementes;
  • Precisão no controle de aplicação de fertilizante no tanque inoculante;
  • Robustez, performance e alta precisão no controle de inventário de grãos dentro de silos e tanques.

Cada um destes sensores foi desenvolvido para oferecer altos níveis consistentes de desempenho, confiabilidade e estabilidade, com um custo-benefício inigualável.

Portanto, se você atua na área de engenharia, compras e dealers para os segmentos de Agricultura de precisão, convidamos você a visitar o estande da Dynapar e conhecer todas as suas soluções em encoders chicotes, sensores e acessórios que contribuem com a coleta de dados dentro do agro.

 

Saiba mais sobre a Dynapar

De origem americana, a marca Dynapar tem mais de 50 anos de atuação no mercado global. No Brasil, atua há mais de 38 anos com excelência na fabricação e fornecimento de encoders, chicotes, sensores e acessórios para grandes empresas no setor industrial.

A empresa conta também com a importação de produtos de excelente qualidade, garantindo entrega rápida e segura.

Dentro do segmento agrícola, a empresa tem uma dedicação de 6 anos, desenvolvendo novos produtos agro com base em décadas de experiência de atuação no mercado industrial, que também é bastante exigente em produtos robustos e de alta performance.

A Dynapar tem compromisso constante com a qualidade, que a mantém como referência no mercado.

 

Aproveite para conferir as soluções da Dynapar em sensoriamento para a agricultura de precisão.

MicrosoftTeams-image (17) (2).png