Soja verde, soja hortaliça ou simplesmente edamame: você já ouviu falar sobre este tipo de vagem conhecido como superalimento de origem asiática?
Basicamente, a soja verde diz respeito às vagens de soja, ainda verdes, antes de amadurecerem. Segundo nutricionistas, estas vagens são consideradas uma fonte completa de proteínas, sendo um alimento muito consumido pelos povos orientais.
Por essas características, o edamame (ou soja verde) vem sendo demandado por muitas pessoas no Brasil. No entanto, praticamente todo o volume utilizado no país é importado de países asiáticos.
Para reverter este cenário, pesquisadores da Embrapa estão realizando experimentos agronômicos para verificar a adaptação desta cultura em terras brasileiras, permitindo o cultivo deste superalimento no país.
Assim, como forma de entender mais sobre a possibilidade de plantio do edamame no país, conversamos com Mauro Vianello Pinto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e líder de um projeto que estuda o cultivo da soja verde no Brasil. Confira!
Produção de edamame projeta sua expansão no Brasil
Com uma produção ainda muito pequena, quase que a totalidade deste produto consumida no país é importada. Mas o mercado brasileiro vem projetando uma expansão do consumo.
Consequentemente, há a possibilidade de expandir o cultivo de soja verde, como salienta o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
“Já dispomos de tecnologias adaptadas para produção em pequena escala. Nossa pesquisa continua gerando novos conhecimentos e tecnologias que possam apoiar as decisões dos agricultores”.
No entanto, para o cultivo em larga escala, ainda é necessário desenvolver tecnologias de mecanização para aumentar a produtividade do trabalho ou, alternativamente, os produtores precisariam fazer a importação de alguns equipamentos, principalmente para colheita de vagens.
Outro aspecto importante que merece atenção é que os agricultores interessados mantenham a diversificação produtiva em suas propriedades a fim de reduzir riscos fitossanitários, evitando-se então os monocultivos.
“Essa cultivar se adapta para agricultores que já tenham experiências com horticulturas e produção de culturas anuais em pequena escala, mas também podem implantar cultivos consorciados com outras culturas agrícolas”, complementa Vianello.
Iniciativa da Embrapa busca viabilizar a produção de edamame no Brasil
No Brasil, o edamame é consumido em restaurantes especializados e comercializada em redes de varejo mais sofisticadas. Ou seja, o mercado é ainda muito restrito, como salienta Vianello.
“No Brasil, a soja verde atinge um nicho de mercado ainda bastante restrito, atendendo pessoas que já conhecem o produto”, explica o pesquisador.
A ação da Embrapa e de seus parceiros tem como proposta o desenvolvimento de tecnologias que permitam a produção, o processamento agroindustrial e o consumo desse alimento no Brasil. Diante disso, surgiu a cultivar BRS 267.
“Com essa cultivar, nosso objetivo é o de popularizar mais o produto e possibilitar a geração de trabalho e renda para diferentes atores do setor produtivo”, complementa o pesquisador.
Além disso, os pesquisadores pretendem oferecer tecnologias que possibilitem o cultivo orgânico e agroecológico, visando contribuir com sistemas de produção mais sustentáveis e que possibilitem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas.
Resultados da pesquisa da Embrapa no cultivo de edamame
No Brasil, a Embrapa é a entidade que vem realizando experimentos para verificar a adaptação do edamame (soja verde) em terras brasileiras. Dessa forma, foram realizados diversos testes com o uso da cultivar BRS 267.
“Nossos experimentos ocorreram nas condições de agricultores em pequena escala, para verificação da adaptação da cultivar BRS 267 em diferentes condições de solo e clima, em diferentes estados brasileiros”, ressalta Vianello.
Como resultado, os pesquisadores verificaram boa produtividade de vagens verdes (edamame), rusticidade da cultivar e baixa incidência de pragas e doenças. Observaram, também, boa adaptação ao cultivo orgânico e agroecológico, com bom desenvolvimento das vagens e grãos.
“Apuramos que, nos estados do Sudeste, a cultivar tem o ciclo de produção mais curto que na região Sul do país. No Sudeste o ciclo de produção varia de 75 a 90 dias até a colheita e, na região Sul, em torno de 100 a 120 dias”, complementa o pesquisador. Ele ressalta, também, que há outras tecnologias para o processamento mínimo do edamame utilizadas na agricultura brasileira.
Você pretende plantar soja verde no Brasil? Confira algumas recomendações
Você ficou interessado em iniciar o cultivo de soja verde em suas terras? Então confira algumas recomendações dadas pelo pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Primeiramente, Vianello sugere ao interessado no cultivo de soja verde pesquisar melhor sobre o tema. “Uma boa opção é acessar as nossas publicações técnicas”, sugere o pesquisador.
Havendo interesse do agricultor no cultivo de edamame, ele recomenda, adicionalmente, adquirir sementes e fazer testes em pequena escala (área de 50 a 100 m2).
“Recomendamos que este agricultor tenha orientação de um(a) técnico(a) agrícola ou engenheira(o) agrônoma(o) com experiência no cultivo de soja para fins de verificar a adaptação da cultivar em seu sítio ou região”, sugere Vianello.
Por fim, é bastante importante seguir todas as orientações técnicas para cultivo de soja verde, a fim de possibilitar a produção de vagens com grande qualidade.
Confira também este artigo sobre o manejo sustentável da produção de soja!