O cooperativismo é um modelo em crescimento no mundo inteiro e sendo uma alternativa aos modelos tradicionais tem inúmeras vantagens ao cooperado. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), no País temos 6.665 instituições cooperativas que atuam em 13 ramos econômicos diferentes e reúnem 13,2 milhões de associados, gerando 376,7 mil empregos.
As taxas são menores e as vantagens são maiores quando o produtor rural faz parte de uma cooperativa. O intuito é gerar bons negócios para os envolvidos e, desta forma, todos são beneficiados com aassociação.
Aumentar a produtividade e melhorar os rendimentos são os objetivos de todo produtor rural e a cooperativa tem papel fundamental paraatingir esse resultado.
A experiência que o cooperado da Coplacana, Gilberto Jair Cobbus tem com a instituição é de confiança, tendo em vista que ele sabe a procedência dos produtos. Assim, 80% dos seus insumos são adquiridos na filial da cooperativa. Além disso, ele analisa que o método de trabalho é benéfico para o produtor rural. “Nós avaliamos que o sistema da Coplacana é muito bom. Podemos deixar a mercadoria guardada com eles e buscar conforme a necessidade, o que no dia a dia facilita a vida do produtor”, disse.
Visitar o site e as redes sociais da cooperativa é o primeiro passo e é um bom caminho para anotar o endereço das unidades para uma primeira visita. No caso da Coplacana, são 27 filiais e 2 concessionárias da Massey Ferguson, conforme explica o diretor financeiro, Claudio Rossi. “Nós estamos presentes nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná para facilitar diariamente as atividades do cooperado
Vale ressaltar que você precisa conhecer a cooperativa e o mix de produtos disponíveis para decidir fazer parte. “São mais de 12 mil itens para a agricultura, além de um completo serviço de assessoria no campo. “Comercializamos insumos para tratamento de todas as culturas”, explica Roberto Rossi, diretor comercial da Coplacana.
Antes de organizar a documentação para uma cooperativa precisa é fundamental conhecer quais são os diferenciais, qual é a trajetória e quem são os profissionais responsáveis por administrar a instituição. “A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo foi a primeira a ser fundada na região, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. Os anos se passaram e nos adaptamosàs mudanças e às oportunidades que as crises nos proporcionaram”, reforça o presidente da Coplacana, Arnaldo Antonio Bortoletto.
Oferecer produtos com preços acessíveis é a missão de toda cooperativa e, por isso, é preciso entender o que existe de adicional. “No caso da Coplacana, contamos também com a Fábrica de Rações, Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, Coop Service das unidades produtivas, Confinamento de Gado e Unidade de Grãos”, explica Bortoletto.
O cooperado faz parte da cooperativa e essa relação próxima é um diferencial, o que acaba auxiliando para que todos sejambeneficiados. Apesar de receber convites para mudar de cooperativa, Cobbusenfatizou: “a Coplacana me atende muito bem, gosto do método de trabalho e não pretendo trocar. Além disso, na cooperativa, ainda é possível conversar com a diretoria e isso é importante”.
Listamos quais são as principais vantagens de ser um cooperado:
- Aumento da produtividade.
- Crédito rural e financiamentos especiais para atender às necessidades do cooperado.
- Diminuição dos custos de produção.
- Melhoria na renda do cooperado.
- Produtos de qualidade com preços justos.
- Entrega de produtos com segurança.
- Assistência no pós-venda.
- Participação na distribuição proporcional das sobras líquidas ao volume de compras por meio de crédito para desconto em produtos.
Antes de escolher uma cooperativa verifique se ela atende às suas necessidades.