Os produtos plásticos estão cada vez mais sendo utilizados na agropecuária. Eles são usados em uma diversificada linha de soluções, desde reservatórios de sementes até bebedouros usados em granjas de aves e suínos.
Para a fabricação destes produtos plásticos, as empresas da área adotam alguns processos específicos, para a transformação plástica através da Rotomoldagem, Sopro e Injeção, modelando assim o material para atender aos diversos usos do agronegócios e aumentando sua aplicabilidade na rotina do campo.
Convidamos você a conferir alguns detalhes sobre essas técnicas que transformam e moldam o plástico, resultando em uma infinidade de soluções utilizadas na agropecuária. Boa leitura!
Uso do plástico na agropecuária: aplicações diversas que priorizam a qualidade
Nos últimos anos, o mercado brasileiro de máquinas e implementos agrícolas tem se tornado cada vez mais exigente, demandando requisitos técnicos e peças de durabilidade e qualidade superiores.
Para atender a essa demanda, muitas indústrias optam por terceirizar a produção de muitos componentes utilizados em seus implementos agrícolas.
Neste contexto, tais fabricantes têm exigido condições específicas que devem ser atendidas pelos seus fornecedores, com destaque para a indústria do plástico, que precisa oferecer tanques, carenagens, reservatórios e muitos outros itens que aliam durabilidade, qualidade e resistência e design únicos.
3019.5 CJ RES 33 LITROS ABERTO AMARELOAZUL 3050.0 FUNIL DISTRIBUIDOR MQ-600 490L – 6
Para atender essas demandas, empresas nacionais, que fornecem peças para fabricantes de implementos agrícolas, investem cada vez mais em pesquisas, a fim de desenvolver novas matérias-primas e processos para trabalhar o plástico e atender todas as necessidades de seus clientes e parceiros.
Principais técnicas para trabalhar o plástico
Para a fabricação de produtos plásticos utilizados na agropecuária, a indústria do plástico prioriza a adoção de técnicas de rotomoldagem, injeção e sopro.
Mas você sabe o que são essas técnicas? Confira a seguir uma abordagem básica sobre cada um dos processos adotados para trabalhar o plástico:
Rotomoldagem
Também conhecida como moldagem rotacional, a rotomoldagem é um processo responsável por moldar o plástico de alta versatilidade que permite o desenvolvimento e fabricação de produtos em pequena e média escala com custos bastante reduzidos.
O processo de rotomoldagem é ideal para a produção de peças ocas de grande porte, bem como peças com dimensões mais reduzidas quando a configuração não possibilita sua produção através dos demais processos.
Injeção
O processo de injeção é mais um método de processamento de plásticos que consiste no amolecimento do material num cilindro aquecido e sua consequente injeção em alta pressão para o interior de um molde refrigerado, onde o material resfriado toma a forma final da cavidade do molde.
O produto moldado é então expelido do molde por meio dos pinos extratores, ar comprimido, prato de arranque ou outros equipamentos auxiliares.
Sopro
O terceiro processo é o sopro. Ele consiste em plastificar o composto plástico com o auxílio de um cilindro de plastificação equipado com resistências elétricas e de uma rosca.
Em geral, o processo de sopro é utilizado na obtenção de peças ocas através da insuflação (também conhecido como enchimento) de ar no interior do molde, de forma a permitir a expansão da massa plástica, até a obtenção da forma desejada.
E, com expertise em todos estes processos para trabalhar o plástico, a AgriplaX, marca do Grupo Xalingo, marcará presença na Agrishow mais uma vez.
Durante os dias de feira, a empresa irá apresentar suas soluções em produtos plásticos e processos para o mercado agropecuário, aliando tecnologia e inovação com matérias-primas de alta qualidade.
AgriplaX: Tecnologia em produtos plásticos para o agronegócio
Com rigoroso controle de qualidade de seus processos e produtos, a AgriplaX vem mantendo sua credibilidade e eficiência, transformando a marca em um sinônimo de qualidade, confiabilidade e inovação.
A empresa conta também com uma diversificada linha de produtos próprios, conseguindo atender clientes do agronegócio que buscam produtos de pequenas e grandes dimensões em diversos tipos de plásticos.
Além de seus produtos padrão, a Agriplax desenvolve e fornece soluções para atender as necessidades específicas de seus clientes, contando com uma equipe de engenheiros e projetistas altamente qualificados.
Trabalhando sempre com matérias primas de qualidade, a AgriplaX vem desenvolvendo produtos que atendem as exigências dos clientes mais criteriosos, nos segmentos agrícolas, na suinocultura e na avicultura.
AGRICULTURE 1
Portanto, ao visitar a Agrishow 2024, reserve um tempo na sua agenda para conhecer o estande da AgriplaX e conferir todas as suas soluções em componentes plásticos para a agropecuária.
Saiba mais sobre a AgriplaX
A AgriplaX, unidade de negócios do Grupo Xalingo, é uma empresa voltada para a solução de produtos em plástico para o Agronegócio. Já são 25 anos de história neste segmento, mas agora com uma marca renovada para interagir mais fortemente com seus clientes em todo Brasil.
A AgriplaX conta com uma diversificada linha de produtos, com mais 800 itens personalizados e próprios. A empresa atende clientes do agronegócio de pequeno, médio e grande porte que buscam produtos em dimensões variadas, estética única e diferentes tipos de plástico.
A empresa possui uma linha de produtos próprios desenvolvidos especialmente para atender as necessidades do mercado, seja para fabricantes de máquinas ou revendas.
Neste tempo, a empresa vem se consolidando no mercado com um rigoroso controle de produção e credibilidade, transformando a marca em sinônimo de Qualidade, Confiabilidade e Inovação.
Isso garante ao cliente o fornecimento de produtos plásticos com alta qualidade.
Acesse o site da AgriplaX e conheça todas as suas soluções plásticas para o agronegócio.