A Informa Markets, realizadora da Feira Agrishow, tem o compromisso em colaborar com o alcance das metas definidas através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dessa forma, a Feira Agrishow possui uma série de iniciativas que atuam em diferentes frentes para atender aos ODS, não apenas do ponto de vista ambiental, como também na promoção de uma sociedade justa.
Dentre essas iniciativas, está o objetivo de desenvolvimento “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, que tem como meta acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar com a melhoria da nutrição, além de impulsionar da agricultura sustentável. Para cumprir com este objetivo, a Agrishow desenvolveu parcerias para promover a doação de marmitas para instituições sociais na Região de Ribeirão Preto e evitar o desperdício de alimentos.
A MatchFood – startup que possibilita a doação e o comércio eletrônico de alimentos frescos e processados – é parceira da Agrishow pelo segundo ano consecutivo na iniciativa. Com a participação do Grupo El Dourado, a doação das marmitas acontecerá para as seguintes instituições: Instituto Simplesmente Amor, Anjos da Rua, Associação Missão Filhos Pródigos, City Só Agradeço e Grupo Ação Solidária RP.
“Fizemos ano passado, foi um sucesso gigantesco. Foram mais de 700 marmitas doadas, mais de meia tonelada de alimentos que não foram desperdiçados. Este ano a expectativa é aumentar ainda mais e ajudar mais a comunidade”, nos contou Leonardo Cruz, CEO e fundador da MatchFood, em entrevista para o Agrishow Digital.
O CEO da MatchFood também explicou sobre a experiência de participar do evento e sua visão sobre a doação dos alimentos durante a Feira Agrishow: “Foi fantástico! Vimos que além de poder ajudar a comunidade que precisava da doação desses alimentos, ver o compromisso da Informa Markets e da Agrishow com o mindset da sustentabilidade. Também tivemos o prazer de ver outras startups e empresas que têm a dinâmica sustentável nos estandes, ação que a Agrishow está fortalecendo”, pontuou.
Além de participar da Feira na iniciativa de doação de alimentos, a MatchFood também faz parte de outra ação sustentável da Feira Agrishow, o Agrishow Labs – uma área criada para promover a conexão entre diversas startups do agronegócio e suas soluções com os produtores e visitantes da feira.
O espaço fica numa área dedicada dentro da Arena de Tecnologia e Inovação, que se relaciona com os ODS a partir do objetivo “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, que tem como premissa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Para 2024, a previsão é dobrar as participações: serão cerca de 40 startups no espaço!
Quer saber mais? Conheça a seguir a história da MatchFood e mais detalhes da entrevista realizada com Leonardo Cruz.
MatchFood: doação de alimentos e apoio aos produtores
A Matchfood teve seu início a partir da inspiração de Leonardo Cruz em sua avó, que organizava as doações de estabelecimentos para manter as refeições de uma creche na região de Ribeirão Preto.
Leonardo e sua esposa iniciaram a MatchFood no início da pandemia. “Começamos a tirar a ideia do papel em 2019. Fizemos essa primeira versão da plataforma, que depois acabou virando um aplicativo. Nós lançamos a primeira versão em 2020, no começo da pandemia”, explica.
De acordo com dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), após a pandemia, a fome se agravou mais no país, e, atualmente, cerca de 6 em cada 10 casas não consegue manter acesso pleno à alimentação. Além disso, o desperdício de alimentos no Brasil gira em torno de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. A equipe da MatchFood tenta combater esses números e apoiar aos produtores agrícolas, por isso, desde o início da pandemia, o trabalho é focado na agricultura familiar.
“Começamos principalmente trabalhando com pequenos produtores de agricultura familiar, porque, infelizmente, o desperdício ele está na cadeia toda, mas a gente sabe muito bem que tem um público que tem acesso muito limitado nessas tecnologias, novas aplicativos, então nós conseguimos, logo no começo, ajudar mais de 180 famílias a comercializar o seu alimento”, conta Leonardo.
Originalmente construída para atender as necessidades do público agro, a startup expandiu e, hoje, trabalha com toda indústria de alimentos, apoiando pessoas e negócios na doação, venda e compra de alimentos. “Como é que a gente consegue abrir esse leque, seja ele de vendas ou de doação? Não tem como ele [produtor rural] parar. A produção ele já plantou, vai ter que comer. Então vamos abrir esse leque para que ele consiga vender. Talvez não consiga o mercado favorável dele, mas que ele possa ter alternativas para a indústria, para outros varejos”, diz Leonardo Cruz.
A plataforma virou um aplicativo focado no mercado do varejo em 2022, e, posteriormente, em 2023, também ganhou a versão para doação de alimentos. “Felizmente estamos com mais de 70 entidades recebendo doações de alimentos gratuitamente e quase 10 mil downloads em nosso app, a grande parte dos nossos membros são agricultores e comerciantes”, comemora Cruz.
Com a coleta de feedback dos produtores e utilizadores da plataforma, a MatchFood construiu uma ferramenta simples e intuitiva. Pelo aplicativo é possível criar anúncios de venda e doação rapidamente, além de estabelecer os horários de comercialização e compartilhar a informações do perfil e os anúncios de produtos nas redes sociais. Outro diferencial é o sistema de geolocalização, criado para abranger, principalmente, as zonas rurais.
Durante a Agrishow 2024, a Matchfood irá lançar o seu novo app em seu estande no AgrishowLabs! Não deixe de visitar a Arena de Tecnologia e Inovação para conhecer o estande MatchFood e de outras startups e suas soluções!