O sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BCB) é uma opção ao lado do TED, DOC e de cartões – de débito ou crédito – para que as pessoas ou empresas transfiram valores, recebendo pagamentos, por exemplo. As transações acontecem em menos de 10 segundos via smartphone, de acordo com informações da instituição.

Embora criada pelo Banco Central quem oferece a solução são as instituições financeiras: bancos, fintechs, meios de pagamento etc. E para ter acesso ao PIX é necessário acessar o aplicativo da sua instituição em seu smartphone e criar sua chave de acesso que pode ser seu CPF/CNPJ, e-mail, o seu número de telefone celular ou, ainda, uma sequência aleatória de números.

Ainda de acordo com o Banco Central, é possível utilizar o PIX em uma ou mais instituições financeiras; que vai aparecer nos aplicativos como uma opção de pagamento ao lado de TED e DOC, por exemplo, assim, no ato do pagamento basta selecionar a opção PIX, entretanto é necessário que a outra pessoa também possua a solução.

Dentre as vantagens da ferramenta para o agro nacional, o mercado listou:

  1. Digitaliza processos;
  2. Por dispensar ou substituir o dinheiro impresso, o troco também se faz “desnecessário”;
  3. Pode ser realizado a qualquer momento, funcionando 24 horas por dia;
  4. Substitui as máquinas de pagamento;
  5. Supre a carência de agências bancárias em algumas cidades brasileiras
  6. Compra mais rápidas de insumos, o que agiliza a entrega;
  7. Facilita acesso de pequenos e médios produtores ao consumidor final;
  8. Sem intermediador, menos tarifas – pessoa física para pessoa física não há cobrança. Somente de pessoa jurídica para pessoa física ou entre duas pessoas jurídicas.