Conversei recentemente com diversos amigos produtores rurais e, de muitos deles, ouvi reclamações em relação à quantidade de informações que eles recebem das empresas de agronegócio via redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter etc) e aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram.
Este contexto me levou rapidamente a uma grande reflexão: afinal, como tornar a relação entre produtores e empresas do agronegócio ainda mais efetiva no ambiente digital?
Coloquei algumas ideias, na tela do computador, para responder a esta pergunta. Levei em conta alguns conceitos importantes de marketing, como divulgação, viralização e indexação. Também adicionei elementos relacionados ao perfil das novas gerações de produtores, às variáveis do ambiente digital e ao comportamento do usuário diante das várias possibilidades e plataformas.
O resultado está a seguir. São cinco dicas que podem ajudar as empresas do agronegócio a terem uma melhor performance nas redes sociais e nos aplicativos de troca de mensagens. Confira:
Dica 01: As ações precisam ter continuidade
Não divulgue simplesmente por divulgar. Pense sempre em como a ação pode ter continuidade, estimulando um engajamento digital.
Muitas empresas de agronegócio optam, infelizmente, por realizar ações dispersas, sem qualquer conectividade com o produtor.
Dica 02: Nem tudo deve ir para o ambiente digital
Engana-se quem pensa que qualquer respiro precisa ser compartilhado em plataformas digitais.
Há muito conteúdo que pode ser divulgado, com grande eficiência, com ações offline.
Avalie, portanto, três pontos: 1) a informação pode ser assimilada rapidamente? 2) a chance deste conteúdo ter engajamento é alta? 3) a divulgação irá reforçar os objetivos de comunicação da empresa de agronegócio?
Se a resposta for “sim” para estas três perguntas, divulgue o conteúdo no ambiente digital.
Dica 03: Faça uma grande ação por semana
Monte um cronograma de ações e faça uma grande ação por semana.
Com uma grande ação semanal, bem planejada e executada, teremos um grande impacto.
Sabe aquele ditado, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”? Ele é perfeitamente aplicável no ambiente digital.
Dica 04: Oxigene as ideias
Pense sempre em públicos novos. Eles ajudam a termos ideias novas.
Apoiar-se no mesmo público sempre trará resultados semelhantes.
Diversifique, sem perder a essência e o objetivo da comunicação.
Dica 05: Foque no efeito surpresa
Ah! E por fim: o efeito surpresa. Ao surpreender o seu público, você poderá ter ótimos resultados.
Muitas empresas de agronegócio estão fazendo isso, com base em inteligência artificial, e você como está surpreendendo o seu público?
Quer saber mais sobre os hábitos de informaçõe do produtor? Baixe nosso material exclusivo e gratuito!