Em 2025, a Feira Agrishow comemora um marco especial: a 30ª edição como a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina!

Iniciando sua história em 1994, a feira que começou com tamanho modesto, hoje conta com 520.000m² de área de exposição e mais de 800 expositores que levam aos visitantes as principais tecnologias e soluções do mercado do agro, que atendem às necessidades de produtores rurais com todos os tamanhos de propriedade, desde as pequenas até as grandes.

Pensando nessa comemoração, preparamos uma série de entrevistas com os parceiros e expositores que ajudaram a construir nossa história e a fizeram parte da jornada de diversas famílias e produtores até hoje!

Em nossa primeira matéria especial, confira a entrevista de Matheus Menta, CEO da Menta Máquinas Agrícolas, que produz máquinas para colheita da alimentação bovina.

Família: a base para o sucesso

Assim como a produção brasileira, em que 77% dos estabelecimentos agrícolas são classificados como agricultura familiar (IBGE, 2017), a Menta Máquinas Agrícolas também nasceu de uma empresa familiar.

De origem em Cajuru, a empresa surgiu de uma pequena oficina e metalúrgica dos Irmãos Menta, em 1950. Inicialmente promovendo reparos e assistência técnica às máquinas e implementos, Pedro Leopoldino Menta, desenvolveu projetos para suprir necessidades e falhas desses equipamentos, percebendo que poderia criar dispositivos mecânicos que melhorassem o desempenho operacional e tornando-se o principal projetista da empresa.

“Nós nascemos de uma empresa familiar e eu faço parte da segunda geração”, comenta Matheus Menta, CEO da empresa.

Inicialmente, a fabricação de máquinas agrícolas era focada em alimentação bovina. Na década de 60, foram lançados os primeiros trituradores de ração seca e picadores de ração verde, conquistando rapidamente o mercado por seu desempenho e robustez. Depois, nos anos 70, foram lançadas as ensiladeiras conhecidas como MENTA.

Já na década de 80, a ensiladeira Confimenta 600 surge como campeã de vendas no preparo de forragens para bovinos, com uniformidade do particulado da ração. Ainda nos anos 80, a Menta criou um produto para atender a intensificação da criação de gado de corte, uma linha de colhedoras de forragens tracionadas por trator, com tecnologia 100% nacional.

Na década de 90, a Menta participou ativamente da criação da Feira Agrishow, e foi uma das primeiras empresas expositoras em 1994. Matheus Menta conta que a empresa enxergou uma grande oportunidade na Feira Agrishow.

“A Agrishow é muito importante não só para o agro que leva os equipamentos de última geração ao produtor. A Agrishow é importante também para as empresas fabricantes de máquinas agrícolas, ela nos trouxe para muito perto, o produtor do fabricante. Na feira, discutimos as necessidades dos agricultores e pecuaristas, vamos desenvolvendo mais soluções e isso nos ajuda muito”, explica.

Em 2000, o lançamento da Colhimenta 2000 garantiu o Prêmio Gerdau – Melhores da Terra, como melhor colhedora de cana-de-açúcar para trato animal. No ano seguinte, a Colhimenta 3000 recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra Troféu Destaque Ouro, reconhecida como melhor máquina do ano.

Ao longo das décadas, a Menta sempre foi líder em tecnologia e inovação, lançando máquinas que aliam desempenho, versatilidade e economia, reunindo equipamentos e processos de última geração. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 colaboradores e exporta para diversos países. 

Alcance Global

Ainda na entrevista, Matheus também destacou que um dos grandes diferenciais da Agrishow é garantir a proximidade com clientes em nível global.

“Nós sempre acreditamos em todas as feiras, mas quando veio a Agrishow, em Ribeirão Preto, nós percebemos que a grande vantagem da Agrishow era ficar mais perto dos nossos clientes, não só do Brasil, mas de todo mundo”, comenta.

O CEO da Menta pontua que os visitantes internacionais também agregam muito na troca de experiências e expansão das vendas. Quando iniciou como expositora da Feira Agrishow, a Menta exportava para apenas um país, e, hoje exporta para mais de 30 países.

“Tenho certeza de que quem nos aproximou do mundo foi a Feira Agrishow, então foi importante não só para mim, mas para todos que estavam lá. A Agrishow traz pessoas de fora, e isso nos traz um subsídio maior de faturamento e produção. A Agrishow é muito importante não só para o agro, a feira é importante também para as empresas fabricantes de máquinas agrícolas”, complementa.

Memórias da 1ª Agrishow: colaboração e amizade

Matheus também dividiu conosco suas lembranças da participação da primeira edição da feira.

O CEO da Menta conta que um dos momentos mais marcantes foi o início da Agrishow, quando ainda era uma feira com poucos expositores. “A gente vivia 15 dias lá! Chiquinho Maturro, João Marchesan, Rubinho da Jumil, vários empresários acompanhavam a montagem de perto e vibramos juntos, com um ajudando ao outro”, relembra.

Ele complementa explicando que mesmo com a concorrência, o clima de amizade era garantido. “Eu saía da minha casa de manhãzinha, ia para Agrishow a semana inteira para acompanhar a montagem e encontrar os amigos queridos. Eram pessoas que a gente convivia, mesmo às vezes sendo concorrentes e a gente fazia festa junto”, destaca.

Matheus ainda destaca uma memória marcante para sua empresa: o suporte de outros expositores para garantir que suas máquinas estivessem no evento. “Na época eu não tinha um caminhão para descarregar as máquinas, então pedimos emprestado e deu tudo certo, isso é uma coisa que me marcou muito no começo”, recorda do CEO.

Um convite aos Produtores

Olhando para o futuro, Matheus Menta deixa um recado aos produtores rurais: “Produtores, acreditem no Brasil! Acreditem no Brasil e na Agrishow, uma referência para todos vocês, porque tem os lançamentos de todas as empresas e produtos de alta tecnologia, acreditem na Agrishow!”, finaliza.

A 30ª edição da Agrishow promete ser uma celebração não apenas do evento em si, mas do progresso e da resiliência do agronegócio brasileiro. Para aqueles que acreditam no poder da tecnologia para transformar o setor agrícola, a Agrishow 2025 é um evento imperdível.

E se assim com o CEO da Menta você também acredita no poder da tecnologia para transformar o agro, não fique de fora da 30ª edição da Agrishow! Clique aqui para garantir seus ingressos!