Construir e descartar estandes em eventos gera um alto volume de resíduos, o que contribui para o desperdício de diversos materiais, como madeira, plástico e metal. Até 70% desses insumos não são reutilizados, de acordo com estimativas do setor.

A Informa Markets, maior promotora mundial de eventos e organizadora da Agrishow, é responsável pela organização de mais de 30 eventos só na América Latina. A partir de um levantamento interno, concluiu-se que os estandes descartáveis dos expositores chegam a corresponder a 50% da pegada de carbono de uma feira.

A iniciativa Better Stands foi lançada com o intuito de reverter esse cenário. Um dos principais objetivos é que até 2030 todos os estandes dos eventos da Informa Markets sejam sustentáveis, mas, para isso, é necessária uma verdadeira mudança de comportamento de todo o mercado, incluindo promotores, organizadores, expositores e empresas montadoras.

O que é a iniciativa Better Stands? 

Visando estimular novas culturas empresariais sustentáveis, a Informa Markets desenvolveu o programa Better Stands, idealizado para reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental em feiras. 

O programa Better Stands criou uma escala para elencar as empresas de forma a incentivar a implementação de uma cultura empresarial sustentável, visto que a Informa Markets entende que essa cultura é desenvolvida com o tempo e através de ações de melhoria contínua. Sendo assim, foram definidas três categorias que funcionam como níveis de adesão ao programa. São elas: 

·   Bronze: os componentes do estande, incluindo paredes, pisos e plataformas, mobília, equipamentos e iluminação, devem ser 100% reutilizáveis. 

·   Prata: além de incluir os elementos do nível bronze, os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição também devem ser totalmente reutilizáveis. 

·   Ouro: além dos níveis anteriores, cobre os revestimentos de pisos e elementos gráficos, incluindo decorações e ornamentos, que devem ser reutilizáveis ou recicláveis. 

Tudo começa na conscientização, tanto do expositor e depois na montadora, sobre o conceito de Better Stands, que é reduzir a geração de resíduos dos estandes dos expositores. 

Depois de entender isso e entender os níveis de progresso, o próximo passo é os expositores, junto com as montadoras, desenvolverem um projeto do estande que siga esse conceito de reutilização. Não existe uma solução que não envolva expositor e montadora pensando em conjunto. 

Saiba mais sobre o programa Better Stands no vídeo a seguir:

Por que usar um estande sustentável? 

Participar do Better Stands é sinônimo de diminuir a geração de resíduos do estande e, consequentemente, ajudar a promover um evento mais sustentável. 

As vantagens de fazer essa reutilização são diversas, tais como: reduzir o desperdício de materiais e o impacto ambiental, reduzir o tempo de construção, montagem e desmontagem dos estandes, reduzir o custo de projeto e de construção, aumentar a segurança dos montadores, expositores e visitantes, e permitir investimentos em estandes de maior qualidade e durabilidade. 

Para participar do programa, as empresas deverão responder a um formulário que será avaliado pelo time da Informa Markets, que também fará avaliações nos dias de montagem e desmontagem. 

Ao tornarem seus estandes sustentáveis, montadoras e expositores serão reconhecidos com os selos Bronze, Prata e Ouro, durante a realização dos eventos. Após o evento, receberão um certificado digital nos seus respectivos níveis de progresso. 

Em 2025, a Agrishow teve 96% dos estandes participando do programa. Os expositores com o selo ouro são:  

  • Colsugar
  • General Motors
  • Ipacol
  • Marcopolo Rail
  • Panucci
  • Politiplastic
  • Youcast

FasterForward 

A sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental na Informa Markets em 2017, e suas iniciativas no Brasil começaram a ser implementadas em 2022. O programa global FasterForward vem com esse objetivo de integrar ações sustentáveis em todas as suas operações, a partir dos pilares: Faster to Zero, Sustainability Inside e Impact Multiplier. 

  • Faster to Zero: O primeiro pilar do programa reflete o compromisso da Informa Markets de, até 2025, ser uma empresa carbono neutra e reduzir pela metade os resíduos gerados pelos nossos eventos; e, até 2030, neutralizar as emissões de outros gases que poluem a atmosfera. 
  • Sustainability Inside: Com o papel de conectar milhares de empresas, setores e clientes, esse pilar busca incorporar conteúdos sobre a sustentabilidade em todos os seus eventos e compromissos. 
  • Impact Multiplier: O terceiro pilar visa conectar públicos que a princípio não teriam acesso aos eventos e produtos da Informa para que aproveitem melhor o seu tempo e realizem a troca de conhecimentos. Uma dessas ações é o Hospitalar HUB, que reúne em um único lugar conteúdos que estão em alta. 

Para conhecer outras ações da Informa Markets, clique aqui e leia o relatório completo de sustentabilidade.

Junte-se a nós na jornada rumo a eventos mais sustentáveis!

A Feira Agrishow convida todos os expositores a participarem do futuro da indústria de eventos, adotando práticas mais sustentáveis na construção de seus estandes. Juntos, podemos criar uma experiência de exposição melhor, com maior qualidade, segurança, eficiência de tempo e sustentabilidade.