Em sua 30ª edição, a Agrishow 2025 apresenta muito além de sua vitrine de máquinas. Mais que inovações tecnológicas para o campo, a feira assume o protagonismo no fomento à produtividade e responsabilidade, reforçando seu papel como plataforma transformadora para o agro sustentável.

Com um conjunto de ações práticas e mensuráveis, a feira se apoia em três pilares de sustentabilidade da Informa Markets – realizadora do evento -, que orientam decisões e iniciativas.

Esses pilares se conectam diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, posicionando a Agrishow como um agente de mudanças positivas no setor agrícola brasileiro. Na Feira Agrishow, em especial, os ODS: 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 5 (Igualdade de Gênero), 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Inovação e Infraestrutura) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Além disso, a Agrishow também faz parte do programa Better Stands, iniciativa global da Informa Markets, que visa transformar a construção de estandes em eventos, promovendo montagens mais sustentáveis e menos descartáveis, com impacto direto na redução de resíduos e aumento do reaproveitamento de materiais.

Confira a seguir os pilares de sustentabilidade que guiam a Feira Agrishow e todas as iniciativas presentes no evento!

Inspirando o setor com educação, cultura e valorização das boas práticas

O primeiro pilar de sustentabilidade da Agrishow 2025 está focado na missão de inspirar o setor agro a adotar práticas sustentáveis, éticas e inovadoras. Por meio de ações educativas, promoções e iniciativas exemplares e valorização de grupos historicamente menos representados na cadeia agropecuária, a Feira promove as seguintes ações:

  • Um dos principais exemplos desse pilar é o fortalecimento do Agrishow Pra Elas, um espaço dedicado exclusivamente à atuação feminina no agro, com rodas de conversa com especialistas, reforçando o protagonismo das mulheres e o compromisso com a igualdade de gênero (ODS 5).
  • Outro destaque é o Agrishow Labs, um hub de inovação para startups do agro. O espaço incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade, produtividade e conectividade rural. Ao criar um ambiente propício para o crescimento de novos negócios e tecnologias, a feira se alinha diretamente ao ODS 9, que trata de inovação e infraestrutura.
  • O incentivo ao consumo consciente e à valorização da produção local também tem um espaço dedicado durante a Agrishow: o Pavilhão de Produtos Artesanais dá visibilidade a pequenos produtores do estado de São Paulo e suas culturas regionais. Essa iniciativa reforça o elo entre tradição e sustentabilidade, promovendo práticas alinhadas ao ODS 2, que tem como principal objetivo erradicar a fome e promover uma agricultura mais sustentável e inclusiva.
  • A disseminação de conhecimento técnico e boas práticas também se reflete na atuação contínua do canal Agrishow Digital e da plataforma Agrishow Experience, que disponibilizam conteúdos voltados à sustentabilidade, inovação e inclusão. Com diversos materiais publicados todas as semanas, esses canais contribuem para educar, inspirar e capacitar diversos públicos, além de promover um diálogo sobre as principais novidades do campo ao longo de todo o ano.

Redução de impactos ambientais com ações concretas e metas de longo prazo

O segundo pilar da sustentabilidade da Agrishow 2025 diz respeito à operação da feira de forma responsável, com foco na redução de impactos ambientais, na economia de recursos naturais e na descarbonização de suas atividades até 2030. Essa estratégia inclui o uso de energia limpa, gestão eficiente de resíduos e práticas sustentáveis nas estruturas físicas do evento.

Numa iniciativa alinhada do ODS 7, na promoção de energia limpa e acessível no funcionamento da estrutura do evento, a Agrishow adota o uso de energia solar em diversas instalações da feira, como banheiros e pontos de recarga de celular.

Além disso, a Patrulha de Energia realiza rondas noturnas diárias com o objetivo de conscientizar os expositores sobre o uso consciente de equipamentos elétricos, garantindo o desligamento dos aparelhos fora do horário de funcionamento, e, consequentemente apoiando na redução do consumo desnecessário de energia. Essa iniciativa reforça o compromisso com a eficiência energética e a mudança de comportamento.

No que diz respeito à gestão de resíduos, a Agrishow 2025 estabelece metas claras e mensuráveis. Em parceria com cooperativas locais, como a Cooperagir e a Mãos Dadas, mais de 50 toneladas de recicláveis devem ser coletadas e destinadas corretamente.

Além de evitar a poluição e o desperdício de recursos, essas ações também geram renda e inclusão social para catadores, fortalecendo a economia circular e a sustentabilidade urbana, como proposto pelo ODS 11.

O reaproveitamento de materiais é outro ponto de destaque. Cerca de 200 toneladas de madeira utilizadas na montagem de estandes serão reutilizadas em projetos de paisagismo, compostagem e outras formas de reaproveitamento inteligente, reduzindo o descarte e fomentando o uso consciente de insumos.

Neste contexto, o programa Better Stands, da Informa Markets, representa um avanço significativo. A iniciativa global visa eliminar os estandes de uso único, incentivando projetos modulares, reutilizáveis e de fácil desmontagem. A participação da feira nesse programa estimula expositores e montadoras a investirem em soluções de menor impacto ambiental, além de estabelecer novos padrões de qualidade, inovação e sustentabilidade para todo o setor de eventos agrícolas.

Outra frente importante é a substituição do tradicional mapa impresso por uma versão digital com geolocalização. A iniciativa reduz o uso de papel, melhora a experiência do visitante e contribui diretamente com os objetivos de consumo e produção responsáveis.

Promovendo impacto social com inclusão, parcerias e bem-estar comunitário

O terceiro pilar da sustentabilidade da Agrishow 2025 está diretamente ligado à sua relação com as pessoas: visitantes, trabalhadores, comunidades vizinhas, parceiros e entidades sociais. O objetivo é promover inclusão, bem-estar e desenvolvimento social, garantindo que os benefícios da feira extrapolem os portões do evento.

Entre as ações de maior impacto está a parceria com a startup Matchfood, que viabiliza a doação de marmitas para instituições sociais de Ribeirão Preto. Além de combater o desperdício alimentar, a ação atende diretamente ao ODS 2, ao contribuir com a segurança alimentar da população local.

O cuidado com os trabalhadores também se reflete no Espaço Graal para motoristas de caravanas, um ambiente que oferece descanso, alimentação e conforto para centenas de profissionais que passam longas horas nas estradas até chegar à feira. A iniciativa reforça o olhar humano da organização e está ligada com os princípios de cidades inclusivas e sustentáveis (ODS 11).

Na área da saúde, um grande destaque da Agrishow 2025 é o incentivo à saúde da mulher. Durante todos os dias da feira, a Agrishow ofertará exames gratuitos de mamografia, contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama e a promoção da saúde da mulher. Ainda no campo da saúde, a feira mantém sua parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, que atende mais de 200 municípios e se destaca como um dos maiores centros de hemoterapia do Brasil.

Outro destaque é o apoio institucional ao projeto Casa das Mangueiras, que desenvolve atividades culturais e educacionais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Agrishow contribui para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social, reforçando seu compromisso com um desenvolvimento regional mais justo.

A inclusão também se estende ao time de profissionais que atuam em diversas áreas da organização da Agrishow, com a contratação de profissionais acima de 50 e 60 anos. Além disso, a política de meia-entrada para idosos, estudantes e pessoas com deficiência também garante o acesso equitativo à feira, valorizando a diversidade e combatendo as desigualdades.

Agronegócio e Agrishow como agentes de transformação sustentável

Ao longo de suas 30 edições, a Agrishow acompanhou e impulsionou as grandes transformações do setor. E, assim como uma das principais prioridades do agronegócio nos últimos anos, a Feira também tem grande foco na sustentabilidade.

A atuação integrada com a agenda 2030 da ONU mostra que, além de produtivo e competitivo, o agro brasileiro também pode ser socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente viável.

Com a combinação dos pilares estratégicos e os compromissos globais alinhados aos ODS, a Agrishow dá mãos um passo em direção ao futuro do agro, consolidando-se cada vez mais como um evento de impacto positivo, que educa, inspira e transforma o agronegócio brasileiro!