Gestão

9 informações que todo produtor precisa saber para escolher um trator

Um dos desafios dos produtores agropecuários é identificar o trator correto para a sua produção. A escolha errada pode resultar em solo compactado, por exemplo, e consequente diminuição da produtividade. E o principal responsável por decidir pelo equipamento é o produtor. Mas como escolher o equipamento adequado à minha lavoura?

O diretor de vendas de tratores da Agrale, Adriano Chiarini, e o especialista em soluções para preparo de solo da John Deere, Alex Mendes, concordam que o produtor deve ter definido o que ele quer e precisa do trator. Afinal, existem equipamentos para cada tipo de necessidade do agricultor. Ambos comentam que para escolher o produtor deve considerar:

  1. Tamanho da propriedade;
  2. Velocidade de operação;
  3. Quais tecnologias são importantes para suas atividades;
  4. Qual máquina proporcionará maior conforto e facilidade de operação;
  5. Quanto usará de combustível;
  6. Qual a garantia do equipamento;
  7. Como funcionam os serviços de pós-vendas;
  8. Dureza do solo;
  9. Velocidade de aplicação de insumos.

Mendes lembra que o tipo e tamanho do cultivo impactam diretamente no trator a ser comprado: “Há tratores que, por serem estreitos são adequados para pomares, cultivo de hortaliças e outras atividades agrícolas realizadas em espaços físicos menores”. Há ainda os que são utilizados em pecuária e os que exijam maior potência e que precisem, por exemplo, movimentar implementos agrícolas.

Chiarini, por sua vez, reforça que optar por uma máquina com potência inferior pode ser atrativo no momento da aquisição por representar muitas vezes um custo mais baixo, porém isso pode acarretar no futuro um maior consumo de combustível, desgaste do trator e manutenções mais frequentes, além de um desempenho inadequado, podendo até frustrar o agricultor na expectativa do resultado de sua produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *