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Setor cervejeiro cresce e impulsiona a revolução no mercado do lúpulo

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Os investimentos na produção nacional do lúpulo vêm contribuindo com o crescimento do setor cervejeiro no país.

Em terceiro lugar no ranking mundial, o Brasil produz cerca de 15,4 bilhões de litros de cerveja anualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv). Porém, o lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja, ainda é um ingrediente que precisava ser importado.

Mas, anos de pesquisas e muito investimento estão mudando este cenário. Na atualidade, muitas são as iniciativas que buscam adaptar o lúpulo ao solo brasileiro e gerar um produto mais fresco, com 3 safras ao ano e em larga escala.

Uma das iniciativas do uso do lúpulo nacional vem sendo realizada pela Mundo Hop. Essa é uma empresa brasileira que atua no plantio, no cultivo, no processamento e na comercialização de lúpulo, focando no fortalecimento da cultura cervejeira nacional.

Entenda o que é o lúpulo e veja como a produção nacional deste produto beneficia a indústria cervejeira nacional.

Setor cervejeiro nacional: crescimento de 11,6% impulsiona o mercado de lúpulo 

No último mês de julho de 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária publicou o Anuário da Cerveja 2022 e os resultados foram animadores para o segmento.

Segundo o anuário, o setor cervejeiro nacional cresceu 11,6%, com a abertura de 180 novos estabelecimentos, totalizando 1.729 cervejarias no Brasil.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e Estados Unidos. O estado de São Paulo tem o maior número de cervejarias registradas (387), seguido pelo Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222).

Estes resultados mostram que o setor tem muito a comemorar. O expressivo crescimento do mercado cervejeiro vem estimulando também a produção (em quantidade e qualidade) do lúpulo, planta essencial à fabricação da cerveja.

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O que é o lúpulo e qual sua função na produção da cerveja?

Para a produção das cervejas, os ingredientes principais são: água, malte, levedura e o lúpulo. O malte é obtido de cereais; a levedura é um fungo responsável pela fermentação.

O lúpulo, por sua vez, é mais um ingrediente que está envolto de mistério por muitos apreciadores de cerveja. Afinal, o que é o lúpulo?

Em resumo, o lúpulo é uma planta da espécie Humulus lupus, nativa do Hemisfério Norte e com crescimento em trepadeiras. Para a produção da cerveja é utilizada somente as pequenas flores do lúpulo, porém, quando há apoio, a planta inteira pode chegar aos 10 metros de altura.

Nas cervejas, o lúpulo é o ingrediente responsável pelo amargor e aroma da bebida. Apresenta ainda algumas substâncias que inibem a proliferação de bactérias na cerveja, dando à essa planta um efeito bacteriostático. 

Essa função, inclusive, foi importantíssima para que esta erva passasse a ser frequentemente utilizada na cerveja no passado, prolongando a vida de prateleira da bebida.

Baixa qualidade do lúpulo nacional ainda é um problema

Ainda de acordo com o anuário, a balança comercial brasileira no mercado cervejeiro registrou um superávit de US$ 100.038.646. Porém, o produto nacional exportado ainda é menos valorizado que o importado. 

O preço médio da cerveja brasileira exportada foi de 0,60 US$/Kg, enquanto o valor da cerveja importada foi de 0,87 US$/Kg, o que representa uma desvantagem de 31% no valor por cada quilograma da bebida.

Para Gabriel Purri, sócio-fundador da Mundo Hop, uma das explicações desse cenário é a baixa qualidade do lúpulo, geralmente utilizado no Brasil. “Por ser uma planta que se adapta bem em regiões mais frias, 99% do lúpulo usado no país é importado. As safras lá fora são anuais, restando para nossos fabricantes de cerveja um lúpulo de menor qualidade, muitas vezes colhidos há mais de dois anos, o que obviamente impacta no sabor e no preço da bebida”, comenta.

Investimentos em pesquisas visam mudar o cenário

Focados em mudar o cenário do lúpulo nacional, Gabriel Purri e seu sócio Thiago Fenelon investiram em pesquisas para conhecer o lúpulo e desenvolver uma técnica de cultivo que permitisse à planta crescer em solo brasileiro. 

Quando começamos esse sonho em 2019 o que mais queríamos era levar um insumo fresco e de alta qualidade para nossos cervejeiros, permitir que eles criassem experiências sensoriais únicas”, comentou.

Purri complementa: “Queremos aliar a altíssima qualidade do lúpulo, com a sua produção em larga escala. Também procuramos aumentar o número de colheitas em terras brasileiras”.

Até o momento, a Mundo Hop já investiu mais de R$ 3 milhões para que o Brasil ocupe o posto almejado de um grande produtor de lúpulo. A estimativa da empresa é investir mais R$ 2 milhões até o final de 2024 para expansão e melhorias.

A fazenda da Mundo Hop, localizada em Mateus Leme, Minas Gerais, é capaz de produzir 15 toneladas de lúpulo ao ano, em três safras, com sete variedades: Comet, Cascade, Chinook, Saaz, Triumph, Triple Pearl e Zeus. 

Temos conseguido aumentar o número de safras, nos diferenciando globalmente dos outros produtores. Isso significa que temos lúpulo fresco o ano inteiro, consequentemente teremos cervejas ainda melhores, elevando o preço da bebida nacional para exportação”, finaliza Fenelon.

A expectativa dos sócios é escalar a produção de lúpulo nacional para atender fabricantes em todo o Brasil e até mesmo cervejarias de outros países, sempre com a máxima qualidade.

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