Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_454529932.jpg

Videomonitoramento pode melhorar minha produtividade e competitividade?

Saiba porque o videomonitoramento mais inteligente está contribuindo com a melhora da gestão e da produtividade agrícola em muitas fazendas.

Por muito tempo o videomonitoramento foi unicamente uma atividade desenvolvida para captar imagens e as transmitir, em tempo real, para uma central, possibilitando gerenciamento de determinada área.

Porém, Maurício Ciaccio, diretor Comercial Sul/Sudeste da Avantia, explica que as aplicações dessa tecnologia são inúmeras, desde segurança, invasão, detecção de armas, detecção de movimento em áreas restritas, controle de fluxo de pessoas, disparo de fumaça, entre outros. Com relação a processos, o videomonitoramento inteligente permite identificar pessoas em locais indevidos, monitorar o uso de EPI em indústrias ou agroindústrias e outros processos operacionais.

Atualmente essa tecnologia é inteligente em razão da adoção da IA (Inteligência Artificial) nas imagens e no som, buscando melhoria de processos e redução custos. E existem várias soluções de videomonitoramento inteligente que são acessíveis e que podem oferecer maior eficiência, segurança e controle para a produção agrícola.

Dentre as mais importantes pode-se citar um monitoramento mais adequado das:

  • Reais condições climáticas da área;
  • Falhas de plantio;
  • Detecção de invasores (tanto de animais quanto de pessoas);
  • Detecção de incêndio

Todas essas possibilidades fazem do videomonitoramento uma ótima ferramenta para otimizar o processo produtivo e trazer aumento da eficiência na produção agrícola, como explica Ciaccio.

Acreditamos que com a adoção de IA nos processos de segurança e processos operacionais, os ganhos são infinitos, pois com a adoção desta tecnologia, podemos ter decisões rápidas e precisas para o negócio e reduções de custos”.

 “O essencial é monitorar eventos-chave. Hoje, com ajuda de algoritmos treinados e sensores inteligentes, conseguimos identificar variações e detectar possíveis movimentos que provocam alterações no ambiente agrícola”, salienta Ciaccio.

O diretor comercial da Avantia explica ainda que um único operador se torna capaz de monitorar várias áreas a partir de um central de comando. Essa central, por sua vez, pode enviar alertas diretamente para a equipe responsável na fazenda.

Custos e usabilidade destes sistemas são adaptáveis a cada fazenda

Muitos fazendeiros e gestores do agronegócio têm preocupações quanto ao custo e à usabilidade de sistemas de videomonitoramento inteligente. Porém, Ciaccio ressalta que os modernos sistemas são mais adaptáveis a todo tipo de cliente.

O preço difere para cada projeto, mas podemos afirmar que a ideia é buscar oportunidades de redução de custos com aumento de efetividade, aproveitando ao máximo o legado do cliente (Circuito Fechado ou Circuito Interno de Televisão + hardwares e software)”, comenta.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar