Um talhão com infestação de percevejos e outro com solo compactado, essas eram as causas das perdas para dois produtores de milho do estado de São Paulo. Esses problemas foram identificados pela doutora em agronomia e consultora técnica na região de Assis (SP), Flávia Carvalho Silva, a qual lembra que só foi possível perceber as falhas “do alto”, através das imagens de satélite – e, posteriormente, visitando o local.
“Verificando as áreas no Granular Insights, visualizei que um talhão, diferente dos outros clientes vizinhos, apresentava-se muito amarelado, o qual não era para apresentar de tal forma, já que o solo estava coberto pela cultura do milho. Fui até o local e constatei que se tratava de um ataque severo de percevejo. Outro talhão que me chamou atenção apresentava-se com uma faixa amarela em seu meio. Quando fui analisar aquele ponto do talhão, percebi que o milho não havia desenvolvido devido a uma compactação do solo”, explica Flávia.
Quando comenta sobre a coloração amarela, Flávia está se referindo ao padrão de cores utilizado pelo Granular Insights ao apresentar o Índice de Vegetação. As áreas do talhão com coloração próximas ao amarelo mostram plantas com baixa taxa de fotossíntese, ou seja, poucas folhas sadias. Já as áreas do talhão colorizadas em roxo e azul indicam que as plantas estão com excelente ou bom índice vegetativo, quando há muitas folhas sadias.
A consultora explica que com essa ferramenta alcançou melhor eficiência de monitoramento das áreas de cultivo, levando informações mais seguras aos agricultores.
“O Granular Insights é muito didático e de fácil entendimento. Consigo com a ferramenta obter um conhecimento mais aprofundado dos talhões das propriedades e, desta forma, ofertar ao agricultor um melhor manejo para sua lavoura. Outro benefício é a otimização do meu tempo, pois, por meio da ferramenta consigo maximizar as visitas priorizando áreas que precisam de mais atenção”, comenta.
Flávia Carvalho Silva, começou sua trajetória na na agricultura aos 14 anos de idade, quando ajudava seu pai no sítio em um cultivo de milho para silagem. Com o passar do tempo, ela ingressou no curso de agronomia e, desde então, iniciou o trabalho com as culturas de milho e soja. Fez Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado, todos relacionados à agronomia. Durante um período de 12 anos, dedicou-se à área acadêmica e lecionou em faculdades estaduais e particulares. Atualmente, é consultora técnica na região do Vale do Paranapanema, no estado de São Paulo, e atende produtores que totalizam uma
área de 30.000 ha de milho.
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.