Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Economize na conta de sua fazenda usando energia solar

Economize na conta de sua fazenda usando energia solar.jpg
Conheça os principais benefícios da energia solar para propriedades rurais e veja quais são as novidades que estão surgindo dentro do setor.

O Brasil apresenta características únicas, detendo um dos melhores recursos solares do planeta. Por isso, o crescimento no uso de fontes de energia fotovoltaicas (como a energia solar) vem aumentando ano após ano no país.

Mas você sabia que na sua fazenda fontes solares também representam uma possibilidade bastante interessante para que você possa economizar com a conta de energia na sua fazenda?

Muitos analistas da área acreditam que o uso de fontes de energia solar representa algo fantástico para o agronegócio, reduzindo custos e mantendo a produção energética necessária para esse tipo ambiente.

Principais benefícios da energia solar para o agronegócio

De maneira geral, o principal benefício alcançado é a grande economia na conta de luz que o produtor rural terá. Isso acontece, pois com um sistema fotovoltaico devidamente instalado, a fazenda passa a gerar energia no próprio local onde ela será consumida.

Para José Renato Colaferro, sócio e diretor de operações da Blue Sol Energia Solar, gerar energia por conta própria por si só já é uma grande disrupção.

Na maioria das vezes a energia elétrica que é consumida, chega de usinas que estão há milhares de quilômetros de distância. No caso do solar, você gera no ponto de consumo e, por esse fato, é possível abater essa energia gerada da conta de luz”.

Segundo Colaferro, a economia é muito interessante e pode ser comparada a um investimento que se paga com a economia que se tem com todos os anos que o sistema dura, que são mais de 30 anos.

Para o agronegócio não é diferente. Nas fazendas, seja qual for a atividade conduzida, a energia elétrica representa um dos custos fixos mais altos. Esse custo, porém, pode ser diminuído com a fonte solar e, portanto, gerar uma economia muito grande para o agricultor ou criador.

Dessa forma, a energia solar colabora para que o agronegócio tenha resultados melhores com a produção ao final do mês.

Novidades em energia solar para o agronegócio

Muitas são as novidades e tecnologias que estão surgindo na área de energia fotovoltaica para que todo produtor consiga reduzir seus custos com energia elétrica em sua propriedade.

Um primeiro exemplo citado pelo diretor da Blue Sol é a possibilidade de instalação de baterias de lítio para armazenamento da energia gerada. As baterias permitem que, em eventuais quedas de energia, o sistema continue funcionando e, também, que o sistema injete energia em momentos em que a energia é mais alta.

Os valores ainda bastante altos para uso dessas baterias, mas essa representa uma tecnologia está ganhando força no mercado”, indica Colaferro.

Uma segunda possibilidade são os chamados “Agrivoltaics”. Essa é uma linha de estudo dentro do setor de energia solar fotovoltaica, que permitiria utilizar as áreas de instalação dos sistemas fotovoltaicos para o cultivo embaixo.

Com esse sistema torna-se possível utilizar o espaço onde as placas solares são instaladas, de maneira suspensa, para plantações que sejam viáveis em área com sombreamento parcial”, explica Colaferro.

A terceira novidade são as usinas fotovoltaicas flutuantes que podem ser instaladas em açudes e lagos. As usinas fotovoltaicas flutuantes acabam sendo um pouco mais caras que as convencionais, já que é preciso seguir uma série de protocolos de segurança para que elas possam boiar sobre as águas. Mas mesmo assim representam uma possibilidade interessante.

Uma última novidade são as telhas fotovoltaicas, que são telhas que possuem células protegidas com material de alta resistência e que são capazes de gerar energia.

Segundo Luiz Antonio Lopes, gerente de desenvolvimento de novos negócios do Grupo Eternit - que está desenvolvendo esta tecnologia, a estimativa é que essa tecnologia seja vantajosa ao permitir entre 10% e 20% de economia no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos módulos solares e às estruturas convencionais montadas em cima de telhados comuns.

Com a geração própria de energia a partir da telha fotovoltaica, o gerente da Eternit explica que a conta de energia elétrica do imóvel fica significativamente mais barata. “O retorno sobre o investimento é num período relativamente curto, de 3 a 5 anos, dependendo do sistema”, diz.

Aspectos como a estética do telhado, a simplicidade de instalação e a adequação ao modelo construtivo brasileiro são diferenciais deste tipo de telha.

Desafios para que a energia solar seja ganhe popularidade no agronegócio

Mesmo sendo um conceito cada vez mais recorrente em cidades, apenas 6,2% dos sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil são rurais. Este é um mercado que ainda pode ser bastante explorado na área rural.

Neste cenário, José Renato Colaferro acredita que a energia solar vai ganhando popularidade conforme os consumidores adotam a tecnologia e começam a dar segurança para pessoas do mesmo segmento sobre os benefícios e as possibilidades que a energia solar proporciona.

Um agricultor adota, outro verifica que funciona bem e busca a solução também e, por sua vez, recomenda a tecnologia a um terceiro e assim por diante”, diz.

Mas, além disso, há a questão dos investimentos em marketing, da participação das empresas de energia solar em feiras e eventos do agronegócio afim de levar as soluções a esses públicos, a geração do conhecimento por meio das redes sociais, etc.

Nós vemos que hoje isso já se tornou mais amplo e que grande parte dos agricultores que estão mais antenados à questão da tecnologia no campo já conhecem o uso da energia solar", finaliza Colaferro. Por isso há a expectativa de que essas pessoas passem a adotar a tecnologia nos próximos anos.

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Agrishow lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar