O modelo de desenvolvimento rural no Brasil está em plena transformação, impulsionado pela crescente compreensão de que produção agrícola e preservação ambiental não são agendas opostas, mas complementares.

A integração entre políticas agrícolas e ambientais, orientada por uma visão de sustentabilidade, tem ganhado espaço no cotidiano dos produtores rurais. Novas tecnologias e práticas inovadoras mostram que é possível aliar sustentabilidade à eficiência no campo, com ganhos expressivos em produtividade e redução de custos.

Entre os expositores da Agrishow 2025,  estão centenas de soluções e inovações que visam a redução de impactos ambientais e a promoção do agro regenerativo. Um exemplo disso é a Menta, que tem em seu portfólio equipamentos como o picador de galho, que têm ganhado espaço em prefeituras e condomínios, especialmente para o manejo de resíduos de podas e jardinagem. 

O material triturado pode ser destinado à compostagem, resultando em adubo orgânico de qualidade, que retorna ao solo como um insumo sustentável. Além disso, dependendo da granulometria e das condições de uso, esse material também pode ser aproveitado como cama para gado ou frangos, embora esse não seja seu uso mais comum

Ainda existem opções voltadas a pequenos produtores, como equipamentos para a colheita de cana, sem a necessidade de queimá-la. “Trabalhamos fortemente com a pauta sustentabilidade, que é uma tendência muito forte e tem despertado o interesse de todos os públicos”, destaca Gustavo Cola, gerente comercial da Menta.

“Pensando nisso, trouxemos também alternativas de trituradores de frutas, café, coco e casca do coco, para a produção de xaxim e outros insumos. Uma alternativa ambientalmente consciente e que traz benefícios aos produtores”, afirma Gustavo Cola.

Lavouras mais saudáveis e sustentáveis

A startup Nock Agro apresenta na Agrishow 2025 uma solução inovadora voltada à proteção de cultivos com foco na sustentabilidade e na redução do uso de produtos químicos. Trata-se do Módulo UV-C, equipamento automatizado que utiliza radiação ultravioleta do tipo C para o controle de doenças causadas por fungos e bactérias nas lavouras.

Movido a bateria e com controle elétrico, o equipamento pode ser acoplado a diferentes estruturas e operar de forma prática e eficiente. A tecnologia atua de duas formas principais: por meio da desinfecção direta das plantas e da estimulação das defesas naturais das culturas, contribuindo para uma proteção mais duradoura e equilibrada.

Seus efeitos se manifestam tanto a curto quanto a médio prazo, por meio da desinfecção direta e também pela indução de defesas naturais das plantas. De acordo com a empresa, estudos mostram benefícios significativos em culturas como morango, tomate e pepino, com redução média de 50% no uso de defensivos químicos após a adoção da tecnologia.

“Essa economia representa um avanço importante na sustentabilidade da produção agrícola”, afirma Fernando Storion, engenheiro e diretor executivo da Nock Agro.

Além do impacto na proteção fitossanitária, testes laboratoriais indicam que a aplicação da luz UV-C pode aumentar em até 25% a produção de clorofila, substância diretamente ligada ao aumento de produtividade. “A aumento da clorofila proporciona um aumento nas taxas de produção de energia da planta, deixando-a mais forte e saudável”, explica Storion.

A tecnologia também já foi avaliada em aplicações pós-colheita, com resultados positivos em pimentão e laranja, aumentando em até 27% o tempo de vida útil dos frutos. Esse ganho representa uma vantagem significativa para a comercialização, ao ampliar a janela de transporte e reduzir perdas ao longo da cadeia logística.

A Agrishow 2025 recebe mais de 800 expositores que apresentam soluções para todos os elos do agronegócio da produção ao pós-colheita. A feira é uma vitrine completa de inovação, tecnologia e oportunidades de negócios.

Continue acompanhando a cobertura completa da Feira Agrishow 2025! Você confere esse e muitos outros conteúdos aqui, no Agrishow Digital!