O protagonismo do setor de transição energética também faz parte da 30ª edição da Agrishow ao apresentar as mais recentes inovações em máquinas movidas a etanol.
A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina reforça como o agro brasileiro é peça-chave na produção desse biocombustível, que vem ganhando destaque mundial como alternativa viável para reduzir as emissões de motores a combustão.
A ampliação da oferta de tratores e equipamentos pesados abastecidos com etanol é um dos sinais mais claros de que o agronegócio é pioneiro no desenvolvimento de soluções sustentáveis, alinhando produtividade e compromisso com o meio ambiente.
Para João Marchesan, presidente da Agrishow, a oferta de veículos agrícolas a etanol reflete uma soma de três fatores:
- Pioneirismo na utilização do biocombustível;
- Condição do país de ser o segundo maior produtor global de etanol;
- Alto padrão de sustentabilidade no agro brasileiro, que impõe o desafio da redução do volume de emissões na produção de energia, alimentos e fibras que começa no campo.
“A cada edição da Agrishow, temos mais expositores apresentando equipamentos movidos a etanol e outras fontes renováveis. E o mais interessante é perceber que todo esse desenvolvimento acontece aqui no Brasil. Se produzir e exportar etanol continuará sendo cada vez mais importante para o nosso setor, avançaremos também com a oferta para o mercado mundial com maquinário agrícola de baixa emissão”, prevê Marchesan.
Máquinas e equipamentos mais sustentáveis na Agrishow 2025
A agroindústria brasileira abraçou o desafio de adaptar o etanol a modelos que já existem ou criar novos equipamentos que utilizam esse biocombustível.
Na Agrishow 2025, a fabricante de motores MWM, por exemplo, já oferece motor a etanol para trator agrícola desenvolvido totalmente no Brasil e com performance semelhante à da versão a diesel. A empresa estima Quanto um mercado nacional com potencial para 5 mil unidades.
Embora o uso do etanol como combustível em tratores, colheitadeiras e outros equipamentos agrícolas de grande porte ainda seja uma novidade, em outros setores o biocombustível tem avançado de forma acelerada.
Para o transporte de pessoal em áreas agrícolas, a Volare que é líder do segmento de micro-ônibus no Brasil, apresenta o Attack 9 (híbrido etanol/elétrico) e outros modelos com motores a GNV e biometano.
Na aviação agrícola, o etanol também possui posição consolidada. O Ipanema 203, fabricado pela Embraer, chegou à Agrishow 2025 atingindo a marca de 180 unidades vendidas em três anos. Um exemplar dessa aeronave, que é movida a etanol e fabricada no Brasil, está exposto na feira.
Além do setor agrícola, o etanol também tem potencial na conquista de espaço na aviação, sendo utilizado como base para o SAF (sigla em inglês para combustível de aviação sustentável), uma alternativa promissora para reduzir as emissões no transporte de cargas e passageiros.