Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Agrishow reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com os ODS

Article-Agrishow reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com os ODS

agrishow sustentabilidade.jpg
A Agrishow tem um sério compromisso com a sustentabilidade e promove iniciativas para atender a agenda da ONU. Conheça os projetos já realizados e saiba tudo sobre os planos para a Agrishow 2023!

O Brasil é um dos países que se comprometeu a atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. Dessa forma, diversas iniciativas como, por exemplo, combate à pobreza, proteção ao meio ambiente e ao clima, estão em progresso para que as pessoas em todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade, em harmonia com o meio ambiente.

A Agrishow está atuando para atender aos ODS, não só do ponto de vista ambiental, como também na promoção de uma sociedade justa. Conheça abaixo as iniciativas sustentáveis da última edição e os planos para a Agrishow 2023 que estão conectadas com os ODS.

Fome e Agricultura Sustentável

Um dos grandes desafios do Brasil nos últimos anos têm sido a fome e a insegurança alimentar, principalmente após a chegada da pandemia. Em 2014, o país havia saído do Mapa da Fome da ONU. Mas, em 2022, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 apontou que 33,1 milhões de pessoas vivem em situação de fome, e, 58,7% da população brasileira convive com insegurança alimentar em algum grau.

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável são fundamentos essenciais nos objetivos da ONU. Isso vem de encontro com o trabalho promovido pela Agrishow.

amor com amor.png

Durante o evento, em 2022, havia um espaço destinado ao Instituto Amor com Amor, para arrecadações ao hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão. Já o Pavilhão de Artesanais foi um espaço criado para mostrar o valor de pequenos produtores vindos de todo o estado de São Paulo, prover geração de renda através da comercialização de seus respectivos produtos na feira e dar-lhes visibilidade perante o grande público.

pavilhao de artesanais.png

O nosso canal digital também oferece materiais à comunidade agro para estimular a produção sustentável, em volumes capazes de prover alimentos de qualidade para toda a população. Com publicações ao longo de todos os meses, fornecemos dicas e cuidados sobre preservação e manejo, que apoiam a produção sustentável e propõem reflexões sobre uso de tecnologias e ações que podem ser adotadas para preservar o meio ambiente, além de colaborar com uma produção agropecuária que atenda às necessidades do país, principalmente no que tange os temas referentes à alimentação e fome.

Doação de Marmitas

Em parceria com a MatchFood e o Grupo El Dorado, a Agrishow participará da doação de 100 marmitas por dia durante a sua realização, evitando desperdícios de alimentos provenientes das praças de alimentação da feira. As instituições beneficiadas com a ação serão: Instituto Simplesmente Amor, Associação Missão Filhos Pródigos, City Só Agradeço e Grupo Ação Solidária RP. Ainda, a MatchFood também conta com um espaço na Agrishow para divulgar suas soluções no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Conheça mais em: www.matchfood.com

Igualdade de Gênero e Empoderamento

Sabia que entre 2008 e 2020 o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres teve um aumento de 38%? A presença feminina no universo agro vem crescendo cada vez mais, e, em 2021, de acordo com dados do IBGE, a participação de mulheres da administração do agro correspondia a 19% do total. Já na administração pecuária, as mulheres eram responsáveis por 8,5% da área das fazendas do país.

Essa crescente indica que o espaço conquistado pelas mulheres traz muitas transformações e ainda pode aumentar muito. Pensando em estimular cada vez mais isso, criamos o “Agrishow Pra Elas”.

ODS 5

O projeto foi iniciado em 2021, na Agrishow Experience, em meio aos desafios da comunicação digital na pandemia, com uma série de bate-papos agradáveis entre mulheres que atuam no agro. Através de conversas inspiradoras, as histórias - que impactam o agronegócio com projetos incríveis - alcançaram diversas pessoas e buscam cada vez mais ampliar a igualdade e o espaço das mulheres num ambiente em que, normalmente, encontramos a predominância masculina.

Depois, em 2022, o projeto foi um sucesso na feira física, contando com uma estrutura que promoveu encontros e networking entre as mulheres do agro. As conversas e entrevistas sobre a importância das mulheres nesse setor foram transmitidas da feira para as nossas redes sociais. Dessa forma, a tecnologia se aliou a esta causa e fortaleceu o empoderamento feminino em diversos níveis, estimulando que cada vez mais mulheres tenham presença ativa na agropecuária brasileira.

Isso se relaciona diretamente com o ODS 5 – igualdade de gênero, que tem por objetivo, não só promover a igualdade de gênero, como também empoderar todas as mulheres e meninas. Além de fazer parte da Agenda 2030, é um dos pilares que guiam nosso trabalho na Agrishow.

Quer conhecer o Agrishow Pra Elas? Clique aqui e acesse a história de mulheres que inspiram. 

Indústria e Inovação

Assim como a industrialização sustentável faz parte dos ODS, também faz parte dos pilares da Agrishow. Todos os anos, em parceria com nossos expositores, levamos para a feira as tecnologias e novidades do mercado: máquinas e ferramentas que facilitam a vida dos produtores, com forte apoio sustentabilidade.

Além disso, na Agrishow, as novas empresas do mercado também têm vez! Incentivamos a transformação por meio da inovação, e, por isso, criamos o “Agrishow Labs”, uma iniciativa para fomento do ecossistema de inovação agrícola, permitindo uma conexão entre produtores rurais e soluções desenvolvidas por startups. Ao longo do projeto, em 2022, promovemos 11 entrevistas sobre inovação na agricultura e como essas inovações podem contribuir para uma produção mais sustentável, incluindo nomes como Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura do Brasil, indicado ao Prêmio Nobel da paz. Confira aqui! 

Ao final da primeira jornada, o Agrishow Labs teve uma área durante a feira, que ofereceu mentoria sobre inovação e desenvolvimento de soluções para o agronegócio. Além disso, as startups do agro puderam ganhar mais visibilidade no mercado através do Prêmio Agrishow Startups: foram mais de 400 inscritos e 65 selecionadas.  Ao final 11 startups foram escolhidas para apresentar as soluções durante o evento e 3 foram definidas como vencedoras.

Em 2023, o Agrishow Labs chega em novo formato: uma arena com diversas startups apresentando suas soluções diretamente aos visitantes durante toda a feira. A estrutura contará também com palco e telão para as finalistas do Prêmio Agrishow de Startups mostrarem por que merecem ser as vencedoras, através de pitches ao vivo, avaliados pela nossa banca julgadora.

Energia Acessível e Limpa

A Agrishow possui diversas ações relacionadas a energia solar. Além disso, a feira utiliza energia provinda hidrelétricas e setor sucroalcooleiro, o qual produz biocombustíveis.

Energia Solar 

A parceria com a Ilumisol permitiu que os banheiros do evento tivessem um sistema de energia fotovoltaico em 2022. Os condicionadores de ar foram substituídos por aparelhos novos, com melhor desempenho e menos consumo de energia. Neste ano, as placas fotovoltaicas também estrão presentes no evento, inclusive nas novas estruturas de banheiros que foram construídas.

Além disso, a Patrulha da Energia foi responsável por todo acompanhamento e aconselhamento na economia de energia durante os horários de inatividade. E as áreas institucionais da Informa Markets, organizadora da Agrishow, foram, e continuarão, iluminadas apenas com lâmpadas LED e frias (as de tonalidade branca e azul).

Cidades Seguras e Sustentáveis 

Fortalecer esforços para proteção do patrimônio, além de reduzir o impacto ambiental nas cidades são pautas que fazem parte do ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis. Esse objetivo visa tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. O que também é um dos nossos objetivos.

A feira movimenta a cidade de Ribeirão Preto, e, em 2023, ampliamos ainda mais as iniciativas implementadas nas edições anteriores para garantir o pacto com a sustentabilidade da cidade:

Reciclagem 

Em 2022, disponibilizamos diversos ecopontos espalhados pela feira, para descarte de papéis, plásticos e metais. Nossa parceria com a Cooperativa Mãos Dadas garantiu que os resíduos recebessem destinação adequada.

Foram destinados tambores de 100 litros para coleta de materiais recicláveis, e aproximadamente 52 toneladas desses materiais foram destinados para a cooperativa. Já os materiais orgânicos foram enviados para as caçambas de 1200 litros e coletados por caminhões compactadores para destinação correta.

ODS 11

Para ter uma média: a Mãos Dadas reaproveita cerca de 150 toneladas de resíduos, e durante a feira, houve um aumento de 30% dos rendimentos, o que gerou uma renda extra para as 38 famílias de Ribeirão Preto ligadas à cooperativa. Neste ano, a Agrishow repete a parceria de sucesso!

Ainda em 2022, as ações de reciclagem permaneceram no pós-evento. Assim, foi possível coletar 290 toneladas de madeira e direcioná-la à geração de energia e paisagismo na cidade de Ribeirão Preto. Também foram recolhidos banners de PVC - cerca de 5 toneladas de lona -, que foram destinados à confecção de tapetes automotivos e outros produtos.

Anteriormente, os convites impressos passaram a ser enviados digitalmente, e, os mapas de bolso da feira tiveram um contrato especial para impressões apenas em papel certificado FSC. Agora em 2023, além do papel FSC, a Agrishow tem uma novidade: um aplicativo exclusivo, que acaba com necessidade do aumento de impressões de mapas, devido ao aumento esperado de visitantes; além de eliminar por completo a impressão de outro material que a feira costumava trabalhar em papel, o guia de serviços.

Economia local 

O movimento de sustentabilidade também apoia relações econômicas e sociais que tem a capacidade de apoiar o planejamento de desenvolvimento regional.

As equipes que trabalham no evento são formadas por moradores da região. Cerca de 5 mil empregos são gerados para as áreas de limpeza, segurança, montagem, desmontagem, e, a própria organização do evento. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a última edição da Agrishow gerou R$ 400 milhões à economia de Ribeirão Preto com movimentação turística.

A Agrishow também está engajada na abertura de oportunidades de trabalho para os mais variados perfis. Por isso, fazemos questão de contratar profissionais com mais de 50 anos e mais de 60 anos para trabalharem no evento.

A Agrishow também entende os impactos que traz para a cidade de Ribeirão Preto durante o evento, e por isso, mantém uma parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como forma de fomentar e divulgar os produtos locais.

Em 2022, praças de alimentação com food trucks de empreendedores locais foram implantados. Isso permitiu que, além do fomento à economia local, o consumo de combustível fóssil também reduzisse, afinal, os alimentos utilizados no preparo das refeições eram adquiridos na própria região de Ribeirão Preto, sem necessitar de transporte da capital paulista ou de outros locais.

Em 2023, a feira contará com três praças de alimentação e expansão para maior presença de negócios locais, que proporcionarão uma variedade maior de alimentos.

Mobilidade Urbana

Para este ano, foi feito um grande investimento num projeto de mobilidade interna para diminuir significativamente o trânsito no entorno do parque de exposições durante a realização do evento. Os estacionamentos foram redesenhados completamente, separando expositores, prestadores de serviços e visitantes em bolsões distintos. Um sistema de acesso a eles no modelo de circuito foi implementado e pontos de estacionamentos alternativos espalhados pela cidade com shuttle gratuito também estarão disponíveis, além da utilização de tecnologias de pagamento para facilitar a entrada e saída do público.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Transerp, linhas de ônibus movidos a biocombustível serão disponibilizados para que o público visitante, expositores e demais trabalhadores acesse o evento por meio do transporte coletivo. Também serão disponibilizados serviços gratuito de shuttle ida e volta da feira em bolsões de estacionamento alternativos, espalhados pela cidade. Tudo visando dar mais fluidez no trânsito e diminuir a emissão de CO² na atmosfera.

Apoio ao GAAC

A Agrishow disponibiliza um espaço totalmente gratuito ao GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Ribeirão Preto – visando divulgar seu incrível trabalho na área de oncologia infantil e incentivar a arrecadação de doações dentro do evento. Saiba mais em http://www.gaccribeiraopreto.com.br/

Ações de Bem-estar

Visando receber melhor diversos perfis de públicos, a Agrishow trabalha iniciativas como uma sala-conforto para mães lactantes e seus bebês, transporte pelo interior da feira via carrinhos elétricos para pessoas com dificuldade de locomoção, ponto de descanso e acolhimento para motoristas de caravanas e pontos de hidratação espalhados por toda a feira + distribuição de água gratuita no estacionamento de visitantes e no Agrishow Pra Elas.

Conscientização, integração e orientação sobre ODS

A Agrishow promove ações de conscientização antes e durante o evento. Afinal, além de promover ações sustentáveis, conscientizar o público e divulgá-las para adoção de todos no evento é fundamental.

Por isso, o site da feira conta com uma página dedica à sustentabilidade. As redes sociais divulgam as ações para o público por meio de postagens no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Além disso, apresentações sobre bem-estar, segurança do trabalho e práticas sustentáveis acontecem antes da montagem do evento para todos os prestadores de serviço.

Como parte da Informa Markets, a maior organizadora de feiras do mundo, e do Informa Group, a Agrishow tem o sério compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ficamos felizes de contribuir para que, pelo segundo ano consecutivo, o Informa Group fosse classificado como o número um no setor global de mídia e entretenimento do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

O índice mede o desempenho das empresas líderes mundiais em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Com uma pontuação de 79 em 100, a Informa alcançou sua classificação mais alta de todos os tempos.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar