Em todo o mundo, o solo é a base da produção de alimentos. É ele que fornece nutrientes e acumula água para as plantas. Porém, por muito tempo, as práticas agrícolas foram realizadas de forma pouco sustentável, causando a degradação do solo. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 33% das terras do mundo estão moderadas ou altamente degradadas, representando um risco para a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.

Para reduzir o agravamento deste quadro, o manejo e a conservação do solo representam medidas essenciais e visam garantir a segurança alimentar da população atual e das gerações futuras.

O manejo e a conservação do solo consistem na adoção de um conjunto de práticas e técnicas que permitam a produção de alimentos, fibras, biocombustíveis e matérias-primas de qualidade e em grande quantidade, sem que isso acelere o quadro de degradação dos solos.

Baseado na importância do manejo e conservação do solo, elaboramos este guia. Nele, você irá entender a importância dos cuidados com o manejo do solo, os benefícios dessa prática e como realizar corretamente!

Confira o que você encontra no Guia sobre “Manejo Sustentável e Conservação do Solo”: 

  • Manejo e conservação do solo: qual a sua importância?
  • Benefícios das práticas sustentáveis de manejo do solo
  • Técnicas para aumentar a fertilidade do solo; 
  • Princípios básicos em manejo e conservação do solo; 
  • 5 práticas do manejo sustentável do solo.

Clique em “Baixar” e faça o download gratuito do e-book e confira as dicas e técnicas importantes para melhorar suas práticas de manejo e a conservação do solo!