Os implementos e tratores agrícolas são máquinas complexas e amplamente utilizadas na agricultura brasileira. Consequentemente, a ausência de manutenção pode resultar em sérios problemas, como a queda de produtividade e riscos de segurança aos operadores.
Além de reduzir a vida útil dos equipamentos, a falta de manutenção dos tratores ainda pode reduzir o valor de mercado deste equipamento, além de gerar prejuízos financeiros ao proprietário.
Para evitar esse tipo de problema, a melhor (e única) saída é investir na manutenção dos tratores, que exige conhecimento técnico dos colaboradores.
Pensando nisso, o Senar – Educação à distância desenvolveu o curso “Manutenção de Tratores Agrícolas”. Nele, operadores e empresários vão entender a importância, quais são os tipos e como fazer a correta manutenção de tratores.
Manutenção de tratores: por que fazer?
Independentemente do tipo de máquina, a manutenção de tratores é uma atividade imprescindível e que contribui para o bom funcionamento, durabilidade destes equipamentos e produtividade da operação.
Para Jair Kaczinski, gerente técnico do Senar-SP, a manutenção dos tratores agrícolas é de extrema importância em diversos aspectos. “Além de melhorar a eficiência das diversas operações agrícolas, uma eficaz manutenção contribui para a sustentabilidade e segurança no campo”, destaca.
Assim, entre os diversos fatores, Kaczinski destaca que a correta manutenção garante uma série de possibilidades.
“Uma boa manutenção contribui para a conservação do solo, aumenta a durabilidade do trator, melhora a eficiência operacional, a segurança e a confiabilidade do operador. Também reduz os custos operacionais e reverte em melhoria da renda, além do cumprimento da NR-31”.
Por outro lado, a falta de manutenção pode resultar em falhas elétricas, acúmulo de sujeira e detritos, maior desgaste dos pneus, problemas hidráulicos, oxidação e corrosão do trator, problemas de direção e no sistema de transmissão, falhas no motor e no sistema de arrefecimento e maior desgaste dos freios.
“Apenas um desses problemas ou o somatório destes contribuem para a redução da vida útil do trator, põe em risco a saúde do operador, aumenta o consumo de combustível e traz prejuízos ao meio ambiente”, complementa Jair Kaczinski.
Tipos de manutenção em tratores agrícolas
Para evitar maiores problemas, os tratores devem passar por três tipos de manutenção. Conheça cada um deles abaixo!
Manutenção preventiva
Como o próprio nome indica, esse tipo de manutenção visa a prevenção. Ela consiste num conjunto de técnicas e ações que devem ser realizadas na máquina antes que algum problema venha a aparecer.
Com isso, são evitadas situações que os sistemas do trator agrícola desenvolvam alguma condição que favoreça o aparecimento de falhas, como salienta o gerente técnico do Senar.
“A manutenção preventiva e regular é fundamental para evitar diversos problemas, como falhas e defeitos nos diversos sistemas dos tratores agrícolas”.
Manutenção corretiva
Quando é identificada alguma falha do trator durante a operação ou vistoria, será necessário fazer a manutenção corretiva da sua máquina. Nesse caso, o objetivo é consertar essa falha de sistema ou uma peça quebrada.
Por questões de segurança, a máquina não pode ser operada enquanto o problema não for consertado. Consequentemente, o produtor perderá dinheiro devido à máquina parada.
Mesmo sendo a única opção em alguns casos, a manutenção corretiva deve, segundo Kaczinski, ser evitada. “A manutenção corretiva pode elevar os custos pela falta de manutenção do trator”.
Por essa razão, é melhor investir em prevenção e evitar que a máquina desenvolva algum problema mais grave.
Manutenção preditiva
Para Kaczinski, a manutenção preditiva se refere àquele tipo de vistoria mais complexa dos tratores, devendo ser feita por um profissional especializado.
“Quando adotada, a manutenção preditiva depende da disponibilidade de tecnologia e recursos diversos, como sensores e análise de dados para prever quando os componentes ou sistemas do trator podem falhar”.
Para descobrir quando esse tipo de inspeção deve ser realizado as necessidades e recursos do produtor rural devem ser consideradas.
Também será necessário consultar o manual do trator agrícola, que contém todas as instruções relacionadas ao programa de vistorias ao qual a máquina deve ser submetida.
Oportunidade: Senar oferece curso gratuito sobre manutenção de tratores agrícola
Conhecer os componentes básicos dos tratores agrícolas e aprender sobre sua operação e manutenção são fatores essenciais para todo operador de máquinas agrícolas. Ele deve também aprender os procedimentos para garantir a segurança e qualidade do serviço oferecido.
Pensando nessa necessidade, o Senar elaborou um curso gratuito e à distância sobre manutenção de tratores agrícolas. Clique aqui para conferir.
Destinado a proprietários de terras e seus familiares, gerentes ou arrendatários de terras e outras pessoas cujas atividades econômicas estejam vinculadas ao setor rural, este curso é dividido em 4 módulos.
Módulo 1: Introdução a manutenção de tratores agrícolas
Módulo 2: Sistemas que compõem um trator agrícola – I
Módulo 3: Sistemas que compõem um trator agrícola – II
Módulo 4: Manutenção em tratores agrícolas
“Nosso treinamento de Manutenção de tratores agrícolas, realizado em 24 horas é definido para o SENAR/SP, é um pré-requisito para a realização dos demais cursos de tratorista, pois nessa ação é repassado aos participantes diversos conhecimentos e habilidades desejadas e fundamentais aos operadores de tratores”, finaliza Jair Kaczinski.
Quer saber mais? Então aproveite para conferir detalhes do curso de manutenção de tratores agrícolas do Senar
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.