Diesel tem características higroscópicas: uma grande facilidade para absorção de água, que é extremamente prejudicial para os motores dos equipamentos agrícolas, pois gera corrosão nas bombas de combustível, sistema de injeção, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de alimentação do motor.
Porém, segundo pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) essa corrosão não é devida a qualidade do óleo diesel, mas causada pela água presente no combustível, além das condições do armazenamento, que proporciona ataque microbiológico mais intenso, aumentando a quantidade de sedimentos.
A pesquisa mostra ainda que os fungos e bactérias se alimentam, em parte, do próprio diesel e se reproduzem na interface entre a água e o óleo, produzindo substâncias corrosivas e tornando a água mais ácida.
“A contaminação do óleo diesel pode ocorrer de três formas: pela qualidade ou procedência do combustível comprado, pelo armazenamento incorreto ou pelo combustível que fica parado no equipamento, sem ser utilizado. As consequências dessa contaminação podem ocasionar o travamento do sistema de injeção do trator”, explica o técnico de pós-vendas da Agritech, Jones Neris.
Mas tudo isso pode ser evitado, desde que as manutenções periódicas sejam realizadas com frequência, cuidando da máquina e seguindo as orientações técnicas de cada equipamento.
Manutenção diária
Para evitar a presença de água no diesel, é fundamental que antes de dar partida no trator o operador esgote a água presente no filtro separador (pré-filtro), e observe sempre o anel de coloração vermelha. "Se o anel estiver boiando é um indicador da presença de água no combustível", diz Neris.
Cuidados com o armazenamento
O óleo diesel deve ser preferivelmente armazenado e consumido durante o período de 30 dias, conforme o Manual da ANP de Armazenamento de Manuseio de Óleo Diesel, sendo o limite de 90 dias (mesmo com o aditivo/bactericida), conforme o Manual da Petrobras. O armazenamento por longo prazo torna o ambiente propício à proliferação de microrganismos e ao se proliferar, essas colônias geram uma borra escura, com mau cheiro, que causa a alteração na coloração do óleo, além do entupimento e danos ao sistema de injeção.
De acordo com o técnico de pós-vendas da Agritech, os produtores que possuem tanque de armazenamento na propriedade precisam ficar atentos com a posição do mesmo, que deve ser instalado com uma inclinação para o lado contrário ao de captação do óleo combustível; “Esse processo evita que os sedimentos e contaminantes sejam succionados e facilita a limpeza dessas impurezas. Além disso, o tanque deve ser protegido do Sol”.
Quando armazenado em tambores de menor capacidade, o recomendado é instalar uma torneira no lado mais baixo, para realizar a limpeza do tanque, e uma torneira no ponto mais alto, que será a fonte para abastecimento. “É importante não deixar o combustível parado no tanque do trator. Indicamos que esse óleo seja consumido com regularidade, pois quando inativo se deteriora. Ao final de um dia de trabalho, é preciso reabastecer a máquina para evitar o processo de condensação e manter o tanque de combustível do trator vedado com a tampa original, impedindo a entrada de poeira ou contaminação”, reforça Neris.
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