A série de entrevistas especiais do Agrishow Pra Elas também contou com a presença de Flávia Brunelli, CEO da DelVeneto. Durante a Agrishow 2025, a jovem empreendedora compartilhou sua jornada e dividiu lições importantes sobre a importância da produção sustentável e da agregação de valor no agronegócio brasileiro.
Brunelli, que traz em sua trajetória mais de 90 anos de tradição familiar na criação de suínos na Itália e imigrantes italianos no Brasil, representa uma nova geração de produtores focados em sustentabilidade e qualidade. A DelVeneto, localizada no Vale do Paraíba, próximo a São José dos Campos, é um frigorífico especializado em cortes artesanais de carne suína que atende restaurantes renomados como Fasano e estabelecimentos do chef Alex Atala.
“O nosso segredo é contar a história. É o farm to table, da fazenda à mesa, explicar para o consumidor. Porque se o consumidor não sabe disso, ele não valoriza o produto, não valoriza o que está por trás”, explicou Brunelli durante a entrevista conduzida por Andressa Biata, embaixadora da Agrishow.
A CEO revelou que sua inspiração veio de uma visita à NRF (National Retail Federation) em Nova York, onde observou a tendência do “farm to table” há cerca de oito anos. “Lá eles valorizavam os produtores e aqui no Brasil a gente não contava a história”, recordou Brunelli, que também é formada em gastronomia e administração de empresas. O TCC com a temática fast food foi o elemento chave para despertar sua veia empreendedora e investir no negócio.
Agregando valor à produção e Sustentabilidade como Diferencial Competitivo
A empresária, que foi reconhecida pela Forbes Under 30 no setor do agronegócio, enfatizou a importância da transformação de commodities em produtos diferenciados. A DelVeneto trabalha com cortes especiais como T-bone e Prime Rib, além de uma linha de charcutaria artesanal, valorizando características como marmorização e acabamento de carcaça.
“A gente valoriza o marmorizado, o acabamento de carcaça, animais muito mais pesados, animais mais parecidos com padrão europeu e dos Estados Unidos”, detalhou a CEO, destacando o diferencial competitivo da empresa no mercado premium.
Durante a Agrishow 2025, a DelVeneto foi reconhecida com um prêmio de produto artesanal do Estado de São Paulo, uma conquista que permitirá a expansão da marca para o varejo em todo o estado. Brunelli destacou que a sustentabilidade e o bem-estar animal são fatores fundamentais na comunicação com o consumidor final.
“Eu falo que a diferença hoje é contar a verdade, contar como o agro ajuda o país, o quanto o agro é saudável, sustentável, mostrar a sustentabilidade, o bem-estar animal, comunicar tudo isso para o cliente”, afirmou a empresária.
Demanda por produtos sustentáveis e rastreáveis
O agronegócio brasileiro tem passado por uma transformação significativa, com crescente demanda por produtos sustentáveis e rastreáveis. A suinocultura, em particular, tem investido em práticas mais sustentáveis e em comunicação transparente com consumidores cada vez mais conscientes sobre origem e métodos de produção.
A valorização de produtos agrícolas através da agregação de valor representa uma tendência consolidada no mercado nacional, especialmente no segmento premium, no qual consumidores buscam produtos com história, qualidade diferenciada e práticas sustentáveis comprovadas.
Dicas para Produtores
Para produtores interessados em seguir caminho similar, Brunelli recomenda: “Começa com estudo, dedicação, indo atrás dos processos para transformar e agregar valor. E também um trabalho muito intenso de marketing e comunicação. Primeiro tem que ter qualidade técnica do produto e depois comunicar e contar essa história para o consumidor”, finaliza.
Quer conferir a entrevista completa? Veja a seguir o bate-papo entre Andressa Biata e Flávia Brunelli!
O Agrishow para Elas é o espaço da Agrishow que recebe mulheres e inspira, através de suas histórias, para maior valorização feminina dentro do setor! Continue acompanhando para conferir outras entrevistas!