No hemisfério sul, o outono de 2024 teve início na última quarta-feira (20/03), às 00h06. Considerada uma estação de transição entre o período de temperaturas mais elevadas (verão) e temperaturas mais baixas (inverno), essa estação tem muitas particularidades para a agricultura e para as cultivares de outono.
Essa estação tem como maior característica a redução gradativa das temperaturas diárias, passando de extremamente elevadas para mais amenas, antecipando o período frio característico do inverno que vem na sequência.
Para que você conheça as principais características dessa estação e se prepare para o período mais frio do ano que chega na sequência, elaboramos este artigo. Boa leitura!
Como será o outono de 2024 no Brasil?
Com a chegada do outono é comum surgirem muitos questionamentos sobre como será a estação. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta semana uma nota técnica com a previsão do tempo para o outono brasileiro.
Durante esse período, segundo destacado pelo Inmet, o Brasil Central irá experimentar uma diminuição das chuvas, especialmente na região do semiárido nordestino. Já o norte das regiões Norte e Nordeste terá a persistência de chuvas, especialmente se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanecer ao sul de sua posição climatológica.
Além disso, o clima do outono é caracterizado por incursões de massas de ar frio, principalmente no Sul e parte do Sudeste do Brasil.
Assim, fenômenos adversos, caso de nevoeiros, geadas, friagem e até neve, podem ocorrer durante esta estação, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Por outro lado, espera-se que o fenômeno El Niño, que já persiste há alguns meses, terá um enfraquecimento gradual durante a estação, indicando a possibilidade de transição para a neutralidade climática ou até mesmo a formação do fenômeno La Niña já no segundo semestre de 2024.
Principais características do outono no contexto da agricultura
Mesmo com os efeitos de fenômenos climáticos (El Niño e La Niña, por exemplo), cada estação do ano traz suas particularidades que precisam ser consideradas por produtores rurais.
No caso do outono, 4 características exemplificam muito bem as características da estação. São elas:
1 - Mudança na paisagem
No outono, além das mudanças das paisagens naturais, observamos também muitas mudanças nas atividades agrícolas. O aumento dos cultivares de outono, como hortaliças é um claro exemplo disso, devido às temperaturas da estação, que são mais amenas.
Já em lavouras permanentes, como o café, observa-se o amadurecimento dos frutos, preparando as plantas para a colheita que virá logo a seguir.
2 - Condições do tempo
Na região sul, o outono é conhecido por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, por isso durante os cerca de 3 meses de outono, as características de verão e inverno são observadas, com mudanças aceleradas nas condições do tempo.
Além das temperaturas, que vão ficando mais amenas, o outono também é marcado pelo aumento da incidência de ventos, além da diminuição da umidade do ar. Por isso, pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, assim como a ocorrência de geadas em alguns casos.
A influência do outono tanto no clima quanto nas plantações é resultado da gradativa redução da luz solar diária, com dias e noites com a mesma duração.
É neste período que ocorrem também a maioria das colheitas agrícolas de grãos (soja e milho) e de frutas (caqui, melancia e tangerinas). No outono se planta adubos verdes, as culturas de inverno e cultivares de outono.
3 - Momento ideal para o cultivo sustentável
O produtor agrícola que deseja praticar o sistema de plantio direto na palha pode encontrar no outono o período ideal para iniciar esse sistema de manejo.
Com chuvas mais brandas características da estação, é possível realizar, se necessário, a calagem associada com uma mobilização de sistematização do solo.
Assim, é recomendado um preparo final, mobilizando o solo com a finalidade de incorporar o corretivo e corrigir “cicatrizes de ocupação” como é o caso de eliminar sulcos de erosão, velhos carreadores ou “caminhos” operacionais.
Também é o momento propício para preparar o solo para a instalação da cultura de inverno que vai propiciar o início de uma cobertura vegetal com a qualidade tão necessária e característica do plantio direto.
Vale destacar que as condições climáticas mais favoráveis do outono permitem alcançar altos padrões de qualidade nas operações de adequação do perfil cultural do solo, deixando-o preparado para receber a cobertura vegetal de forma definitiva.
4 - Safra de outono/inverno
Algumas cultivares são próprias para o cultivo no outono-inverno. Dentre estas espécies se destacam: aveia-preta, azevém, aveia-branca, ervilha forrageira, centeio, ervilhaca comum, nabo forrageiro, tremoço azul e tremoço branco entre outras.
Cada uma destas cultivares de outono/inverno tem características próprias capazes de trazer inúmeros benefícios agronômicos, ambientais e econômicos às lavouras e aos agroecossistemas, com destaque para:
- Proteger o solo da erosão;
- Ajudar na economia de água nas propriedades;
- Melhorar o solo e fazer adubação verde natural;
- Ajudar no manejo natural do mato, de pragas e de doenças;
- Atrair inimigos naturais e insetos polinizadores para as áreas agrícolas.
O turismo rural também pode se beneficiar com a chegada do outono
Temperaturas amenas, folhas caindo e frutas da estação extremamente deliciosas. Assim, além da agricultura, o outono também carrega atrativos para quem aprecia as delícias que só o turismo rural pode proporcionar.
O outono é também conhecido como a “Estação das Frutas”. Por isso, é o período ideal para curtir experiências em áreas rurais, como colher frutas do pé, além, é claro, da vivência no campo, um bom passeio a cavalo, a lida com o gado e a gastronomia típica.
Neste quesito, o Brasil é protagonista. Possuímos roteiros completos de norte a sul que passeiam pela diversidade das nossas paisagens que incentivam o viajante a colocar a mão na terra e conhecer lugares paradisíacos.
Aproveite para ler este artigo e conhecer quais são as tendências para nosso agronegócio em 2024
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.