Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Trigo: alimento essencial no desenvolvimento das civilizações!

Trigo alimento essencial no desenvolvimento das civilizações!.png
Originário de regiões montanhosas da Ásia, entre o Irã e a Turquia, da pré-história hoje um dos mais importantes cereais para a alimentação humana.

Da era pré-histórica, originário de regiões montanhosas da Ásia, entre o Irã e a Turquia, o trigo foi e é até hoje um dos mais importantes cereais para a alimentação humana.

Mantém suas características de qualidade mesmo quando armazenado por um longo período, por isso possibilitou o desenvolvimento das civilizações e tem sido o grão preferencial para alimento nos países desenvolvidos.
WhatsApp Image 2021-08-12 at 09.57.05.jpegWhatsApp Image 2021-08-12 at 09.57.00 (1).jpeg
Estudos indicam que 45% a 60% das calorias ingeridas todos os dias devem vir dos carboidratos, que também estão presentes no trigo e na sua farinha. Essas calorias estão longe de ser vazias, afinal o trigo também traz muitos benefícios à saúde:

Benefícios 
É nossa principal fonte de energia;
Recupera os músculos;
Melhora nosso humor;
Controla o colesterol e o diabetes

A qualidade do trigo conta muito na hora da negociação da safra e é determinante para alcançar um melhor preço de venda do seu produto agrícola.

Por isso seus produtores ficam atentos a diversos fatores que resultam em vendas com preços maiores ou menores, como me explica a produtora Patrícia Vione @agro.vione de São Gabriel (RS): “Nosso maior medo é a geada, como passamos agora, se perde muito da produtividade. O valor a ser pago pela produção depende muito do PH do trigo, que precisa ser acima de 78 para fazer a farinha de consumo humano, o que não dá, vira ração animal e outras coisas.”

WhatsApp Image 2021-08-12 at 09.57.03.jpeg

Uma curiosidade da produção são as joaninhas, que vivem aos montes na lavoura, são predadores naturais de pragas, como os pulgões, por exemplo. “Elas aparecem naturalmente e ajudam muito mas sozinha não dão conta de tudo, é ainda necessário o uso de defensivos”, conta Patrícia.
WhatsApp Image 2021-08-12 at 09.57.02.jpegWhatsApp Image 2021-08-12 at 09.57.05 (1).jpeg
Mais uma cultura incrível que nasce, cresce e produz nesse nosso Brasil!
Obrigada Patrícia e todos os produtores de trigo, afinal o que seria da nossa vida sem o pão e sem o bolo?! 

Fotos: Patrícia Vione e Reprodução
Fonte: Gazeta do Povo, Embrapa e Minha Vida.

TAG: trigo
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar