Alguns momentos ficam marcados para sempre. Há cerca de 20 anos, eu, um jovem sem qualquer conhecimento sobre agronegócio, fui procurar emprego em uma agência de publicidade.
O dono explicou o funcionamento da empresa e disse que eles atendiam uma empresa de silobolsa, outra de pulverizador e, uma terceira, de trator.
Lembro que eu respondi, algo assim: “Trator eu já vi em uma Revista”.
Ele deu risada e eu achei que já tinha perdido a vaga de emprego.
Mas, não. O dono perguntou se eu queria aprender e eu disse que sim. O resultado: uma das minhas primeiras missões foi visitar o estande de um cliente na Agrishow.
O traje errado
De terno, calça social e camisa, fui para a minha primeira Agrishow. Não demorou muito – é claro – para eu descobrir que meu traje estava errado.
Voltei a São Paulo, todo sujo de terra, com o rosto vermelho (esqueci de passar protetor solar) e com uma grande empolgação.
Naquele momento, eu entendi que havia me apaixonado pelo agronegócio, que havia encontrado um grande motivo para trabalhar todos os dias: divulgar o segmento que alimenta o mundo.
O nascimento do chapéu
Quem vai a uma Agrishow e gosta, sempre quer voltar. Esse foi o meu caso. Voltei, voltei e voltei.
No ano de 2018 (acho que foi isso), comecei a gravar entrevistas para o LinkedIn. Eu andava de chapéu nas ruas da Agrishow e tirava o chapéu para fazer entrevistas.
Colocava o chapéu para andar nas ruas e tirava pra fazer entrevistas.
Em certo momento, talvez por preguiça, comecei a gravar entrevistas com o chapéu. Publiquei no LinkedIn e a repercussão foi sensacional. Só tenho a agradecer.
Hoje, quando vou a Agrishow
Pois, é. Hoje, quando vou a Agrishow, olho as ruas e lembro da minha primeira vez lá.
É como se o menino de terno, calça social e camisa ainda estivesse por lá. Mas, um pouco diferente: de calça jeans, camiseta e bota.
A empolgação – é claro – continua a mesma.
É difícil ir a uma Agrishow e não se contagiar com a vibração positiva do agro.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
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