O ano começou, com boas perspectivas e também com a lupa direcionada aos detalhes. É inevitável, então, pensarmos nas ações necessárias para ampliarmos de forma consistente a força do nosso agronegócio e para impulsionarmos a produção, sempre aliando produtividade, sustentabilidade e segurança do alimento.
Dentro deste contexto, alguns pontos se sobressaem, como custo de produção, adversidades climáticas, escolha correta da tecnologia, certificações e diversificação.
Tais elementos são importantíssimos, mas é indubitável que somados não representam a totalidade do contexto necessário para garantir a produção eficaz e as boas práticas agrícolas, uma vez que fatores diversos associados à gestão e comercialização têm grande peso nas decisões e nos desdobramentos das práticas agrícolas.
Após esse esclarecimento, vamos a cada um desses pontos apresentados, com o objetivo de compartilhar alertas e caminhos. Acompanhem:
1) Custos
A todo instante, as questões relacionadas aos custos de produção precisam ser monitoradas e analisas com a cautela necessária, e sem alardes, para a correta tomada de decisão.
2) Adversidades
A seca e o excesso de chuvas continuarão a preocupar os produtores rurais durante o ano de 2025. Por isso, é inevitável se atentar às adversidades climáticas e focar, parte do planejamento, em ações consistentes para mitigar esses efeitos.
3) Tecnologia
A grande quantidade de tecnologia disponível no campo tem preocupado alguns produtores rurais. Saber escolher a tecnologia certa, torna-se vital para as atividades agrícolas. Identifique primeiro as suas reais necessidades, defina quanto pode investir e crie protocolos básicos para processos e utilização, para somente depois contratar a tecnologia.
4) Certificações
O ESG (Ambiental, Social e Governança) que tanto abordamos aqui, no Agrishow Digital, ganhará ainda mais força em 2025. Por isso, as certificações estarão em evidência e, junto de uma estratégia de comercialização eficaz, poderão contribuir para o produtor rural ampliar os lucros.
5) Diversificação
E como esse lucro poderá ser ampliado? Uma forma interessante é a diversificação de mercados, com foco na exportação. O produtor rural brasileiro segue a risca o Código Florestal, Lei 12.651, e atende as demandas internacionais em relação a qualidade produtiva. Por isso, tudo indica que a diversificação será uma prática interessante. Ferramentas de análise de mercado ajudarão os produtores rurais a tomar as melhores decisões.
Desejo a você um Feliz 2025, com muitas realizações, saúde e com a força do agro se multiplicando nos campos do Brasil.
Vamos juntos! Até o próximo texto.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
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