Agrishow faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O Brasil que coopera supera

O Brasil que coopera supera

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou um programa de significativa importância para o país, o programa Brasil Mais Cooperativo. O objetivo é beneficiar cerca de 1,6 mil cooperativas em atividade no país.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, diz que muitas cooperativas e associações ainda apresentam fragilidades do ponto de vista gerencial.

E sem dúvida, os casos de cooperativas mal sucedidas são sempre exemplos claros de erros de liderança e de gestão.

As ações desse programa passam por projetos de educação, formação e capacitação em cooperativismo e associativismo rural.

Outro ponto importante do programa Brasil Mais Cooperativo será a intercooperação, ou seja, as cooperativas negociando e interagindo entre si. Acesso a supermercados, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como a internacionalização e a criação de redes produtivas.

O programa Brasil Mais Cooperativo envolverá também cooperativas urbanas, como a do trabalho, eliminando exigências e burocracias que as atrapalhavam.

Hoje, no agronegócio as cooperativas representam 50% do PIB agrícola do país e envolvem mais de 1 milhão de pessoas. No Brasil temos mais de 5 milhões de propriedades, sendo 90% delas com menos de 100 ha.

Cooperativa é coisa sagrada para dar dignidade a muita gente. Programa Brasil Mais Cooperativo é uma iniciativa de elevada importância. Parabéns a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a ministra Tereza Cristina, ao secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, e a Márcio A. Madalena, Diretor de Cooperativismo da secretaria.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar