Essa hortaliça verde escuro, tem sua origem no Mediterrâneo e é muito consumida na Itália e nas especialidades italianas difundidas pelo mundo, como pizzas, massas e risotos.
Seu sabor típico, tem um amargo interessante, quase ardido, que faz o contraponto perfeito com alimentos de sabor marcante como o tomate seco ou de paladar leve como a mussarela de búfala.
Uma curiosidade sobre ela, é que tinha reputação como um estimulante sexual, era “prudentemente misturado com alface, que era o oposto” (isto é, calmante).
A rúcula é uma hortaliça, portanto pouco calórica, mas muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais, sendo seu consumo benéfico à saúde!
Benefícios
Ajuda a emagrecer
Regula os níveis de açúcar no sangue
Controla a pressão alta
Protege contra doenças cardiovasculares
Melhora a saúde dos olhos
Mantém os ossos saudáveis
Retarda o envelhecimento
Melhora o desempenho muscular
Desintoxica o corpo
Auxilia no combate ao câncer
Ajuda a prevenir malformações do feto
A engenheira civil e produtora Aniele Caldeira @anielecaldeira, uma das super @agromeninas_3 cultiva as rúculas no sítio de sua família em Guapiaçu, São Paulo e me contou que é uma produção tranquila, mas requer cuidados.
“Usamos o sistema de hidroponia, pois no convencional elas ficam mais suscetíveis ao ataque de pragas e também conseguimos produzir em menos tempo. Na hidroponia, leva de 18 à 20 dias para ficar pronta pra colheita, já na terra de 30 à 40 dias. Alguns cuidados são necessários como água fresca com o pH entre 6,00 - 6,50 e cuidados na temperatura pois ela é muito sensível ao calor” conta Aniele.
Amo! Gosto de comprar as de hidroponia, por que elas vem com a raiz e duram mais na geladeira, parecem sempre fresquinhas se deixamos na água pra “voltar”, claro quando não estamos na fazenda e podemos colher direto do pé, da terra, quando ficam até crocantes, hum delícia!
Fonte: Tua Saúde e Saúde Abril
Foto e vídeo: Aniele Caldeira
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited. A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.