Agrishow faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Batizado de "mirtilo" no Brasil, o blueberry ganhou fama de fruta da longevidade

Batizado de mirtilo no Brasil, o blueberry ganhou fama de fruta da longevidade.png
O fruto de cor azul teve origem na América do Norte, entre os Estados Unidos e o Canadá. 

Chegou no Brasil todo importado e com nome "gringo" por algum tempo, o "blueberry". Seu cultivo por aqui só aconteceu em 1983, quando pesquisadores da EMBRAPA trouxeram as primeiras mudas para avaliar a viabilidade produtiva da cultura e foi difundido principalmente na região Sul, devido clima ameno, imprescindível para sua produção.

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.03.jpeg

Benefícios 
Poderoso antioxidante 
Faz bem para o coração
Melhora a visão 
Controla o diabetes
Combate a infecção urinária 
Ajuda na recuperação muscular
Ajuda na prevenção contra o câncer
Controla a hipertensão

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.01.jpeg

O mirtilo tem ganhado fama como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Pode ser consumido como fruta in natura e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas.

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.02.jpeg

É claro que encontrei uma produtora completamente apaixonada pelo seu cultivo, que vai muito além da agricultura como negócio, a bela Claudia Toniazzo

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.04.jpeg

“Sou bióloga, com mestrado em agronomia e fui me apaixonando, trabalhei em multinacionais mas eu quis seguir minha filosofia de vida mais saudável, sempre quis trabalhar com algo na área de nutraceuticas, cultivar algo de alto valor nutritivo e de forma orgânica, uma agricultura limpa, isso mais uma questão de propósito. Quando morei na Australia e visitei os Estados Unidos fui trazendo idéias e com um sócio nasceu a Mirtilândia em Muliterno, no Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.02 (1).jpeg

"O fruto é muito sensível, por isso faço questão que se seja usada a luva na colheita, tanto pela higiene, quanto para não marcar a fruta quando a colher, pois ela é avulada na membrana externa e se estiver sem luvas, marca a digital do dedo. Usamos a luva rosa para facilitar o ponto fruto, que é azul escuro, aí é mais fácil de identificar porque se estiver rosado ou lilás ainda não está pronto”, conta Claudia.

WhatsApp Image 2021-09-09 at 20.07.01 (1).jpeg

Sempre lembrarei de todo cuidado de sua produção da próxima vez que eu o consumir, obrigada por dividir um pouquinho da Mirtilandia com a gente Claudia! 

Parabéns pelo projeto!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar