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Agronegócio atrai profissionais de outras áreas

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No artigo de fevereiro, Rodrigo Capella explica em sua coluna porque os profissionais de outros setores são atraídos pelo agro! Quer saber mais? Confira!

Confesso que comecei no agronegócio por acaso. Não sou filho de produtor, não tenho fazenda, e também nunca desejei trabalhar com agronegócio.

Eu era jornalista de um site de cinema e escrevia notícias sobre lançamentos de filmes.

Certo dia, fui procurar emprego em uma agência de publicidade e a oportunidade surgiu.

Era uma agência 100% focada no agronegócio, que atendida empresas que fabricavam tratores, pulverizadores etc.

Perguntaram se eu tinha interesse em trabalhar lá, e aceitei o desafio.

Logo, veio o choque!

O fato narrado acima ocorreu há 20 anos e, até hoje, tenho a sensação de que trabalhar com agronegócio não é fácil.

É, na verdade, complexo, desafiador e exige um aprendizado contínuo.

Imagina, então, você começar a trabalhar com agronegócio, sem ter experiência e conhecimentos.

Esse era eu.

Então, é claro veio o choque:.... afinal, como eu posso trabalhar com agronegócio?

Eterna busca por conhecimento

Eu tenho uma frase, que sigo a risca. Quando você tem oportunidade e informação, é só deixar a vida te levar.

Nesse caso, eu tinha a oportunidade de trabalhar com agronegócio e faltava a informação.

Então, comecei a entrar em contato com jornalistas, produtores etc.

Fiz várias perguntas e aprendi muito.

Também li bastante, sobre diversos aspectos do nosso agro, do plantio a colheita.

Foi bastante produtivo.

Mas, talvez, você esteja se perguntando: pessoas de outras áreas vem trabalhar no agro, ou o Capella foi uma exceção?

Será verdade que o agronegócio atrai profissionais?

Para se ter ideia, vou compartilhar com vocês aqui um resultado do estudo que realizei, junto ao MBA USP/Esalq, sobre contribuições do marketing para a governança corporativa das empresas de agronegócio.

Em uma das questões, perguntamos qual a formação dos profissionais de marketing de agronegócio que participaram da pesquisa.

Tivemos 42,7% formados em Agronomia; 12% com formação em marketing; 12% em Medicina Veterinária; e 0,9% em Jornalismo.

Até aí dentro do esperado.

Mas, quando continuamos a análise, encontramos...

... 12% dos participantes formados em Administração e expressivos 23,10% com outra formação, comprovando sim, que o nosso agronegócio tem atraído profissionais de outras áreas.

Mas, por que atrai?

Ah! Os motivos são variados e seria preciso um novo artigo para listá-los.

Mas, tem quem deseje trabalhar no agronegócio, apesar de ser formado em outra área.

Tem quem começa a trabalhar por acaso.

Independente do motivo, uma coisa é certa: o agronegócio é apaixonante, vibrante e acolhedor.

Quem começa a trabalhar com agro, dificilmente sai.

Obrigado agronegócio. Vamos juntos, sempre.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.

Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.

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