Quando comecei no agronegócio, eu tinha dificuldade de entender a dimensão e complexidade deste importante segmento. Talvez, por falta de informação, talvez, por não ter tido a oportunidade de conhecer as diversas realidades.
Hoje, mais de 20 anos depois, eu ainda carrego esse sentimento em relação à abrangência do nosso agronegócio. É claro que com menos intensidade.
Afinal, frequentemente, converso com produtores, faço viagens diversas e leio bastante, com o objetivo de compreender a magnitude do agro.
Recentemente, no mês de abril, percorri 8.250 Km em 25 dias, e trouxe, é claro, muitas histórias e ensinamentos.
A viagem teve como primeiro destino Sorriso (MT), onde conheci o Sr. Ricieri Francio, fundador da cidade. Ele conta que saiu de Videira (SC) e foi até Sorriso, junto com seu irmão, em busca de terras.
Lá, comprou 40 mil hectares. Acabou vendendo para alguns conhecidos, que sorriam após conhecer as novas terras adquiridas. Surgiu aí o nome da cidade.
Depois, estive no Rio Grande do Sul, onde visitei a minha amiga Vanessa Leonardi, produtora de morangos biológicos em Nova Petrópolis (RS), e segui até Gramado (RS), Canela (RS) e Cajuru (SP).
A maratona de 8.250 Km terminou na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), onde lançamos os Capellinhas (bonecos inspirados no Capella, no caso eu), que fizeram a alegria da criançada. E foi nesse momento que eu recebi uma mensagem impactante.
A mãe do menino Theo, de 08 anos, me avisou que ele, filho de produtores de mandioquinha, colocou o Capellinha dele, junto com os outros Capellinhas da sua família, na mesma cama para dormirem.
Que alegria! São reações como essa que reforçam que, apesar da complexidade, o agronegócio tem e sempre terá em seu DNA algo muito importante: as relações humanas.
Até o próximo texto, com a força do agronegócio.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio. Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella (como é conhecido no mercado de agronegócio) é autor de diversos livros e artigos sobre comunicação e marketing. Idealizador do projeto “Alertas do Agronegócio”, que leva demandas do setor para o Executivo e o Legislativo, e fundador do site Marketing no Agronegócio.
Os colunistas do Agrishow Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.