No Brasil, a criação de galinhas é uma tradição antiga. Mas, para quem pretende investir na criação de galinha caipira, ou seja, de forma mais profissional, precisa se preparar para obter bons resultados. Uma produção mais séria exige muito do criador, e somente assim ele conseguirá transformar a criação em um negócio que seja mais produtivo e lucrativo.

Primeiro passo é conhecer os objetivos da produção

Antes de começar a criar galinha caipira, uma pergunta importante que todo produtor deve se fazer é: qual a intenção ao iniciar a produção de galinhas caipiras?

Dependendo da resposta, a criação deverá seguir caminhos distintos, como explica Sandro Ribeiro, criador e proprietário do Sítio SANCAIPI e especialista em galinhas caipiras.

“Se esse criador tem a intenção de criar um negócio sustentável e rentável com a produção de galinhas caipiras, a resposta é muito clara: ele deve ter um bom planejamento”, diz o especialista.

Ribeiro explica que todo novo negócio deve começar da forma correta, e com a criação de galinha caipira não pode ser diferente. “Devemos identificar os clientes, descobrir os gostos e anseios dos mesmos. Devemos ainda levantar os investimentos e custos de produção sem esquecer de identificar a previsão de faturamento”, complementa.

Foco na atividade produtiva

Um bom planejamento vai, ainda, direcionar o produtor para descobrir a finalidade ideal da produção, seja ela para abate ou para postura. Para quem está começando, Ribeiro dá uma dica importante: “Tenha foco, escolha uma das finalidades produtivas e foque nela. Esse é o melhor caminho a seguir”.

Qual raça escolher para começar a criação de galinha caipira?

Além de todos os cuidados essenciais para começar a criar galinhas caipiras, o produtor precisa também definir as raças que mais se adequam ao sistema de produção utilizado.

Ribeiro explica que, para quem está começando nessa atividade, sempre é melhor adquirir os pintinhos em locais idôneos e que tenham aptidão específica para a finalidade escolhida.

Quais são as raças de galinha caipira indicadas para iniciar a produção?

As indicações variam de acordo com a finalidade da produção. Para o abate, o criador e especialista em galinhas caipiras recomenda a pescoço pelado vermelho. Já para a postura, Ribeiro diz que a ave mais adaptável ao sistema caipira é a Embrapa 051. “Além de excelente para a produção de ovos, a Embrapa 051 é um produto genuinamente brasileiro”, comenta o especialista.

Para ficar por dentro de mais assuntos relevantes sobre o setor, continue acompanhando o canal de conteúdo da Agrishow!

Aproveite e confira também nosso material exclusivo sobre cultivo de brachiaria na pecuária: faça o download gratuito clicando no botão “Baixar”!